07/06/2014

Número de visitantes do MNA em crescimento




É preciso remontar a Agosto de 2011 para encontrar um mês em que o número de visitantes do Museu Nacional de Arqueologia tenha ultrapassado a fasquia dos 10.000 visitantes. Aliás é necessário recuar a 2009 para encontrar um ciclo em que ocorresse o número de 10.000 visitantes mais do que uma vez no ano.

Em Maio de 2014 voltou felizmente a acontecer: 10.136 entradas.

No passado mês de Abril, já tínhamos praticamente atingido essa marca, pelo que se esperava que em Maio esse número fosse superado, visto que há sempre uma maior afluência de visitantes ao Museu neste mês, atraídos pela "Noite dos Museus" e pela celebração do "Dia Internacional dos Museus".

Depois de uma queda do número total de visitantes em 2009, que se acentuou até 2011, a audiência do MNA tem vindo a crescer de forma paulatina, mas sustentada, desde 2012, naturalmente resultado do actual aumento do turismo em Lisboa que aflui em grande número "à grande sala de recepções da cidade de Lisboa", qualificada pelos equioamentos culturais que se situam no perímetro das Praças do Império e Afonso de Albuquerque, mas também certamente como consequencia do interesse que no público nacional têm despertado as novas exposições já inauguradas em 2014 no Museu, com destaque para "O Tempo Resgatado ao Mar", "África Reencontrada: o ritual e o sagrado em duas colecções públicas portuguesas" e "Frei Manuel do Cenáculo: fundador do primeiro museu português".

Se este número se voltar a repetir ao longo dos restantes meses de 2014, podemos aproximar-nos de um total anual que todos desejamos atingir e mesmo ultrapassar - os 100.000 visitantes - regressando assim a valores globais que não se repetiram desde os primeiros anos do século XXI.

Até ao final de 2014 está agendado um programa vasto e variado de iniciativas de modo a garantir que possamos voltar a registar mais ocorrências semelhantes.

Contamos com todos.

Sem comentários: