28/12/2013

O MEU PAÍS ATRAVÉS DOS TEUS OLHOS - Concerto de Encerramento da Exposição de Cristina Rodrigues, com Ana Laíns dia 10 de Janeiro no MNA

Carregue na imagem para ampliar


O MEU PAÍS ATRAVÉS DOS TEUS OLHOS - Concerto de Encerramento
da Exposição de Cristina Rodrigues, com Ana Laíns dia 10 de Janeiro no MNA



No próximo dia 10 de Janeiro de 2014, pelas 21h30 terá lugar o concerto de encerramento da exposição 'O Meu País Através dos Teus Olhos' pela voz iconfundível de Ana Laíns. A intérprete portuguesa comemora 15 anos de carreira durante o ano de 2014. Depois dos albúns "Sentidos" em 2006 e "Quatro Caminhos" em 2010, a cantora prepara o 3º álbum em nome individual com lançamento previsto para o 1º trimestre de 2015, com selo da editora holandesa Coast to Coast.

Apelidada de "Diva de um Fado Diferente" pela imprensa grega, de "voz sublime" pelo cantor britânico Boy George (dueto com a cantora em 2009), e tendo conquistado a imprensa holandesa que nomeia "Quatro Caminhos" como sendo um dos dez melhores álbuns de World Music do Ano em 2011, Ana Laíns entra em 2014 com um concerto de prestígio que terá como palco o Museu Nacional de Arqueologia no âmbito do encerramento da exposição "O Meu País Através dos Teus Olhos" da talentosa artista plástica Portuguesa Cristina Rodrigues sedeada em Manchester, no Reino Unido. Desde 19 de Setembro de 2013, seis instalações de arte contemporânea concebidas por Cristina Rodrigues habitam no Museu Nacional de Arqueologia, no Mosteiro dos Jerónimos.


Ao percorrermos os calmos corredores do Museu, vamo-nos deparando com as peças idealizadas pela artista, cuja presença nos surpreende, numa analogia aos seres sobrenaturais que povoavam as histórias de José Leite Vasconcelos, fundador do MNA. Todas as peças foram construídas a partir de objectos obsoletos recolhidos no estaleiro do Município de Idanha-a-Nova e que fazem parte de uma memória colectiva desta população, estas peças envolvem diversos materiais e detalhes, onde tudo tem um significado muito próprio e nada está ali por acaso.

A exuberância da cor e texturas de rendas (fornecidas pela Fábrica de Rendas Portuense), fitas de cetim e de seda recobrem as instalações numa vanitas de luz e cor. “Quero, com as minhas peças, contar histórias sobre objectos que fazem parte da vida do português comum, objectos que apelam a uma memória mais colectiva”, explica a artista e arquitecta.

O Cristina Rodrigues Studio em Manchester está neste momento a preparar a tour mundial de exposições para 2014 e 2015. O próximo destino é Berlim já em Março de 2014.

Sem comentários: