20/12/2013

MENSAGEM A PROPÓSITO DA PASSAGEM DO 120º ANIVERSÁRIO SOBRE A FUNDAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA




Carregue nas fotos para ampliar


Esta mensagem destina-se a recordar a todos que, precisamente hoje, passam 120 anos sobre a data que consta no Decreto que criou o Museu Nacional de Arqueologia.

Assim, ontem, o Museu Nacional de Arqueologia apresentou no Átrio Principal da Assembleia da República, e no âmbito de uma parceria institucional, a exposição "José Leite de Vasconcelos: Vida e Obra", a partir de pesquisa documental efectuada pela Dr. Lívia Cristina Coito, a qual ficará patente ao público até dia 18 de Março de 2014.

Com o simbolismo próprio do acto, assinalou-se a passagem dos 120 anos sobre a publicação do Decreto Régio de 22 de Dezembro de 1893, datado de 20 de Dezembro, proposto por Bernardino Machado e João Franco, que criou o então Museu Etnográfico Português - primeira designação do Museu Nacional de Arqueologia - dando resposta à entusiasta e persistente proposta do Dr. José Leite de Vasconcelos.

Encerrou-se pois formalmente, e com todo o significado, o programa de comemorações iniciado a 7 de Janeiro de 2013, com a exposição documental inaugurada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Durante a sessão na Assembleia da República foi ainda apresentado o suplemento nº 8 d'O Arqueólogo Português intitulado Manuel Heleno: pioneiro do ensino e da investigação arqueológica em Portugal (1923-1964), da autoria de João Luís Cardoso (ed.), Luís Raposo, Nuno Bicho e Carlos Fabião, editado no âmbito do protocolo de colaboração entre a Direcção Geral do Património Cultural/Museu Nacional de Arqueologia e a Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Durante a sessão, e sob a presidência do Deputado Dr. Abel Baptista, Presidente da 8ª Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, usaram da palavra os representantes das instituições envolvidas – Drª Isabel Cordeiro, Directora-Geral do Património Cultural, Dr. António Osório, Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda, e o Prof. Doutor João Luís Cardoso, coordenador da edição, além do signatário - bem como o Dr. Manuel Heleno, filho daquele que foi o segundo Director do Museu Nacional de Arqueologia.

Está entretanto em preparação no Museu Nacional de Arqueologia um programa de conferências a apresentar ao Museu da Assembleia da República, com o objectivo de se virem a tratar, em formato de conferências a realizar por reputados especialistas, alguns dos temas aos quais o Doutor José Leite de Vasconcelos se dedicou durante a sua vida, e que será oportunamente divulgado, o que permitirá revistar a exposição.

Posso, desde já, anunciar que iniciamos 2014 com a 2ª edição do “Dia do Investigador do MNA”, que se realizará no Museu, no dia 13 de janeiro, durante todo o dia, reunindo mais de vinte investigadores como palestrantes, pertencentes a distintas universidades e instituições, e que apresentarão publicamente os trabalhos que desenvolvem com recursos às colecções arqueológicas, bem como ao acervo documental que se conserva no Museu Nacional de Arqueologia.

Aproveito para desejar a todos, bem como às vossas famílias, votos de uma quadra muito feliz.

António Carvalho

Diretor

Sem comentários: