18/12/2013

Convite para a inauguração da exposição "José Leite de Vasconcelos: Vida e Obra" na Assembleia da República dia 19 de Dezembro às 14h.


Carregue na imagem para ampliar


O Museu Nacional de Arqueologia, em parceria com a Assembleia da República, apresenta a exposição "José Leite de Vasconcelos: Vida e Obra" que será inaugurada no Átrio Principal do Parlamento no próximo dia 19 de Dezembro, pelas 14h00, ficando patente ao público até dia 18 de Março de 2014.



Com o simbolismo próprio do ato, assinala-se nesta ocasião a passagem dos 120 anos sobre a publicação do Decreto Régio de 22 de Dezembro de 1893, datado de 20 de Dezembro, proposto por João Franco e Bernardino Machado, que criou o então Museu Etnográfico Português - primeira designação do Museu Nacional de Arqueologia - dando resposta à entusiasta proposta do Dr. José Leite de Vasconcelos.



Encerra-se assim formal e significativamente o programa de comemorações iniciado em 7 de Janeiro de 2013 com a exposição documental inaugurada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, programa a que se associarão ainda, todavia, algumas atividades a realizar até ao final do corrente ano e em inícios do próximo, como é o caso da importante exposição “O tempo resgatado ao mar” que assinala a passagem de trinta anos sobre o nascimento da Arqueologia Náutica e Subaquática em Portugal, enquanto disciplina científica e competência orgânica do Estado, que também teve lugar no Museu Nacional de Arqueologia.



Durante a sessão na Assembleia da República será apresentado o suplemento nº 8 d'O Arqueólogo Português intitulado Manuel Heleno: pioneiro do ensino e da investigação arqueológica em Portugal (1923-1964), de João Luís Cardoso (ed.), Luís Raposo, Nuno Bicho e Carlos Fabião, editado em parceria entre a Direção Geral do Património Cultural/Museu Nacional de Arqueologia e a Imprensa Nacional Casa da Moeda. Esta edição vem completar o conhecimento da figura deste arqueólogo, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Diretor do Museu Nacional de Arqueologia entre 1930 e 1964, juntando-se assim à recentemente editada Fotobiografia de Manuel Heleno, da autoria de Alice Borges Gago, Carla Martinho e Luís Raposo. Com estas duas novas edições - impressas graças ao apoio da INCM - dispomos de mais duas obras de referência para o conhecimento da história da Arqueologia em Portugal no século XX.






















Sem comentários: