26/10/2016

"Mar de Trigo", conferencia por Jean-Yves Blot

O texto, Brouillon Nostalgique do arqueólogo Jean-Yves Blot a ser editado brevemente, foi tema da conferência intitulada Mar de Trigo (em torno da função portuária: universo e legado de Maria Luísa Pinheiro Blot) que se realizou no passado dia 22 de Outubro no MNA. 

Numa brilhante intervenção Jean-Yves Blot deu voz á obra da arqueóloga Maria Luísa Pinheiro Blot sobre a problemática da arqueologia portuária em território português, investigação em cujo empenho e dedicação, tão bem nos soube dar a conhecer. 
Obra que teve também expressão no artigo que Maria Luísa Blot publicou no catálogo da exposição “O tempo resgatado ao Mar”, patente no Museu Nacional de Arqueologia, em 2014-15, com itinerância no Museu da Pedra em Cantanhede e ainda patente no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo.

O tema arqueologia portuária, e num relembrar sobre a arqueóloga e do seu contributo para o conhecimento nesta área, será também em breve objecto de um Encontro a promover entre o MNA e Instituições universitárias. Abrir caminhos á investigação, desenvolver e difundir o conhecimento, é também um dos nossos propósitos.





















Sem comentários: