26/05/2015

Sessão de informação e debate



A civilização contra a barbárie:

Património Cultural, memória da humanidade

Contra a destruição de monumentos e museus no Próximo/Médio Oriente e no Norte/Centro de África


Sessão de Informação e Debate

Dia 3 de Junho, 18h00

Museu Nacional de Arqueologia


Dizem as agencias noticiosas em todo o Mundo que Palmira, Cidade Antiga, Património Mundial da Humanidade, foi esta noite tomada pelas tropas do exército do chamado “Estado Islâmico do Iraque e do Levante”, vulgo ISIS. Depois dos desmandos inomináveis feitos em Mari, Nimrud, Mossul, Zenobia, Aleppo e tantos outros locais é caso para todas as pessoas de boa vontade temerem o pior, num sentimento misto de consternação e revolta. Não sendo inédita a sanha demencial de diferentes ideologias extremistas relativamente aos bens memoriais do passado, havendo mesmo no presente casos em parte equivalentes no Norte e Centro de África, assim como noutras áreas do Próximo e Médio Oriente, importa sublinhar o extremo sem limite atingido nos territórios da Síria e do Iraque.

A Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), no plano nacional, e o Conselho Internacional dos Museus (ICOM), no plano mundial, neste caso sobretudo através da organização do Escudo Azul e da “task force” especificamente criada para o efeito, acompanham com a maior apreensão a situação em referência e sentem-se na obrigação de mobilizar todos os cidadãos, a chamada opinião pública, para um combate de civilização contra a barbárie.

Trata-se aqui plenamente de civilização, juntando num mesmo paradigma a denúncia do mais aviltante vilipêndio da vida humana, com o mais abjeto desprezo da sua memória surda, registada em monumentos e museus. Constituem ambos as duas faces de uma mesma moeda, como bem adverte a UNESCO ao questionar-nos a todos pela razão porque nos preocupamos com tais bens: “Perdem-se vidas humanas, famílias tornam-se refugiadas, crianças são mutiladas… porque ter cuidado então com os monumentos ? Porque algum dia os conflitos terminarão, algum dia as pessoas regressarão às suas casas, algum dia novas vidas serão reconstruídas… e o património cultural será então a sua identidade”.

É tendo em conta todo este enquadramento que a Associação dos Arqueólogos Portugueses, com o apoio de diversas outras organizações nacionais e europeias, a participação de embaixadores e representantes diplomáticos de países afetados e a contribuição especial de S. Exa. o Senhor Doutor Jorge Sampaio, antigo Presidente da República Portuguesa e Alto Representante das Nações Unidas para o Diálogo das Civilizações, entendeu promover uma sessão de informação e debate, subordinada ao tema “Património Cultural, memória da humanidade”, que terá lugar no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, no dia 3 de Junho próximo, pelas 18h00, para a qual se convidam todos os interessados.

Agradecemos a divulgação e ficamos ao dispor para prestar todos os esclarecimentos adicionais, assim como para dar apoio a todos os trabalhos jornalísticos que entendam promover.

Lisboa, em 21 de Maio de 2015

Luís Raposo

Vice-Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP)

Vice-Presidente do ICOM Europa

Antigo Presidente da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM (2008 a 2014)

Antigo Diretor do Museu Nacional de Arqueologia (1996 a 2012)

Contacto telefónico: 963654785

Sem comentários: