15/05/2015

Peça do mês de maio

O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) possui um acervo de muitos milhares, na verdade centenas de milhares, de objectos. Provêm eles de intervenções arqueológicas programadas ou de achados fortuitos, mas também de aquisições, tendo sido incorporados por iniciativa do próprio Museu ou por depósito ou por doação de investigadores e colecionadores.

Todos os períodos cronológicos e culturais, e também todos os tipos de peças, desde a mais remota Pré-História até épocas recentes, neste caso com relevo para as peças etnográficas, estão representados no MNA. Às coleções portuguesas acrescentam-se as estrangeiras, igualmente de períodos e regiões muito diversificadas.

O MNA é ainda o museu português que possui no seu acervo a maior quantidade de peças classificadas como "tesouros nacionais".

Existe, pois, sempre motivo de descoberta nas coleções do Museu Nacional de Arqueologia e é esse o sentido da evocação que fazemos, em cada mês que passa.



Peça do Mês
Lápide funerária do Bispo Iulianus
(nº inv. 2003.48.1)
Por Manuel Luís Real


A presente lápide é a peça arqueológica mais emblemática relativa à cultura moçárabe em território português. A sua importância deve-se ao conjunto de factores, que convém salientar. Primeiramente, dá-nos o nome de um bispo cristão a residir no Algarve ainda em finais do séc. X. Além disso, trata-se de uma peça erudita que, pela sua tipologia e contexto, revela como este prelado convivia num ambiente culturamente superior. É ainda de realçar a circunstância do enterramento pio de um líder cristão, em plena época de Almançor, ser publicitado através de um epitáfio que exorta os fiéis a orar pelo defunto. Finalmente, a alusão à ultrapassagem do ano mil - da Era de César - também não deixa de ter, aqui, um significado escatológico e cultural.

A epígrafe está datada de 12 das Kalendas de Abril, do ano 29º posterior ao início da Era Milésima (21 de Março de 991, na Era cristã). Depois de aludir aos restos mortais do bispo Julião, apresenta a data do seu falecimento e adverte o leitor para que não deixe de rezar pelo defunto, pois alcançará também a protecção de Cristo Senhor. A ordinatio é cuidada, sendo as letras e os sinais de abreviatura desenhados também com grande qualidade. E a expressão hic requiescunt membra, apesar de invulgar, encontra-se nos meios eruditos de Sevilha e Córdova. É particularmente relevante, aliás, o paralelismo com o epitáfio de Salvado (982 d. C.), aparecido em Córdova e que, hoje, se encontra depositado no Museu Arqueológico de Sevilha.

A epígrafe apareceu na Quinta do Muro, em Cacela Velha, segundo particulariza Estácio da Veiga em 1887, nas suas Antiguidades Monumentais do Algarve (vol. 2, p. 397). A proveniência de Cacela já fora referida por J. C. Ayres de Campos dez anos antes, não obstante E. Hübner ter mencionado a epígrafe como originária da Fonte Salgada (Tavira). Este erro veio lançar confusão, durante largos anos, sobre o verdadeiro local de achado, o que foi de novo esclarecido, recentemente por Cristina Garcia. A própria peça veio a ser dada como perdida, mas reencontrou-se há alguns anos atrás, após o que veio a ingressar na coleção do Museu Nacional de Arqueologia.

A confirmação da proveniência de Cacela tem significado especial, no contexto da época. Embora Faro continuasse a ser sede de bispado, talvez por ser uma cidade ainda bastante povoada de cristãos foi entrando em decadência, a favor de Silves, Chegou mesmo a ser referida como "caria", ao invés do que se passava em Cacela, que então se torna na segunda cidade mais importante do Algarve. Além disso, vivia um momento brilhante no domínio da poesia e do direito, com íntima ligação à corte Califal. Quanto à população de Faro, ela sentia motivos para se achar insegura, pelo menos desde a surtida viking na vizinha foz do Arade. Esta aproximação do bispo Iulianus a aliás, Cacela, onde dispunha de uma mansão - talvez para uso temporário - é compreensível no plano cultural, o que é confirmado, pela ligação estilística desta lápide à arte epigráfica praticada em Córdova.


Sem comentários: