15/05/2015

Noite dos Museus e Dia Internacional dos Museus

O Museu Nacional de Arqueologia festejará mais uma vez este evento, nos dias 16 e 18 de maio, com um programa variado destinado a todos os visitantes que nesta data nos distinguem com a sua preferência.




16 de maio

15h30 - Conferência - Peça do mês de maio - Peça do Mês - A lápide funerária do Bispo Iulianus (991 d.C.)

Manuel Luís Real apresenta-nos a lápide funerária do bispo Iulianus, personalidade singular no Gharb al-Andalus e cujo óbito ocorreu em 991 d. C..Trata -se do artefacto arqueológico mais importante encontrado até hoje, relativo à moçarabia em território português e cuja incorporação no MNA data de 1999, após ter figurado na exposição «Portugal Islâmico: Os últimos sinais do Mediterrâneo». Está classificada como "obra" de interesse nacional.

17h30-19h00; 21h00-23h00 - Ateliê/Oficina/Jogo - Ontem e hoje: um mundo de objetos

No âmbito do EMEE, "um objeto muitas visões", sugerimos um jogo de associação entre os objetos da coleção e objetos atuais da vida quotidiana.

21h00-23h00 - Outro - Olha! No meu telemóvel os objetos ganham vida!

Novas tecnologias, novas visões dos objetos, atividades hands-on com recurso à realidade aumentada.


18 de maio

11h00 - Visita orientada - N'gola-N'dongo - Tradição e Arte (etnografia de Angola nas coleções do MNA).

Na continuidade do projeto iniciado em colaboração com o Instituto de Investigação Cientifica Tropical (IICT) de estudo e divulgação de importantes acervos africanos existentes nas coleções nacionais, apresenta-se um conjunto de objetos rituais, de onde se destacam escultura, instrumentos musicais e objetos de adorno e outras expressões da tradição artística da região.

15h00 - Visita orientada - O Tempo Resgatado ao Mar.

Através do acervo exposto convida-se o participante a desvendar as histórias que os objetos e seus contextos guardam. A exposição permite conhecer os principais resultados da atividade arqueológica náutica e subaquática realizada nos últimos trinta anos.

16h00 - Visita orientada - Antiguidades egípcias: A Mumificação

No Antigo Egito acreditava-se que, após a morte, os justos podiam viver eternamente no Além. Para se alcançar a eternidade era fundamental preservar o corpo do defunto. Convida-se o participante a descobrir o processo de mumificação e o ritual da preparação do corpo do defunto como uma etapa para garantir a eternidade.

10h30-12h30; 14h30-17h30 - Ateliê/Oficina/Jogo - A Máscara e Eu: Tradição e Criatividade

A exposição «Máscara ibérica» é o pretexto para uma incursão ao mundo das tradições ibéricas relacionadas com a produção e uso da máscara. Assim, convidam-se os participantes a usar a imaginação e muita cor para a execução da sua máscara.

10h00-12h30; 15h00-17h00 - Ateliê/Oficina/Jogo - Ontem e hoje: um mundo de objetos

No âmbito do EMEE, "um objeto muitas visões", sugerimos um jogo de associação entre os objetos da coleção e objetos atuais da vida quotidiana.

15h00-17h00 - Outro - Olha! No meu telemóvel os objectos ganham vida!

Novas tecnologias, novas visões dos objetos, atividades hands-on com recurso à realidade aumentada.



Sem comentários: