11/04/2016

JÁ OUVIU O SOM DO LATIM? VENHA AO MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA OUVIR COMO FALAVAM OS ROMANOS!

O Museu Nacional de Arqueologia e a empresa “YOURPODCAST”, com o indispensável apoio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, apresentam a partir de Abril na exposição internacional “Lusitânia Romana. Origem de dois Povos / Lusitania Romana. Origen de dos pueblos” um novo e arrojado projecto.

Trata-se da gravação dos textos das inscrições latinas expostas. Esses breves textos em latim podem ser escutados através de áudio-guias disponíveis para os visitantes, enquanto acompanha a leitura de cada monumento em pedra ou de placa bronze exposta na exposição.

Esta nova possibilidade permite ao visitante de imediato complementar a compreensão do texto escutando também a leitura em português, espanhol ou inglês, apercebendo-se das semelhanças ou diferenças, ou lendo directamente o texto de cada inscrição que se apresenta em português ou inglês junto de cada suporte.

Para que esta viagem no tempo seja o mais fiel possível, as leituras foram realizadas por um latinista - Mário Silva - doutorando do Departamento de Clássicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Se ainda não visitou esta exposição, o que pode fazer até 12 de junho, aproveite agora mais esta inesperada valência que oferecemos.

Se já teve a oportunidade de fazer a visita regresse e deixe-se surpreender, admirando de novo os 210 bens culturais aqui reunidos pertencentes a 19 museus de Portugal e Espanha, enquanto ouve a língua oficial do Império Romano, e de onde evoluíram o português e o espanhol.



Sem comentários: