16/04/2015

O Museu Nacional de Arqueologia em Vila Viçosa e Alandroal a convite das autarquias e da Fundação Casa de Bragança

Decorreu no passado dia 10 de abril, no Alandroal e Vila Viçosa, a convite da Fundação Casa de Bragança, e envolvendo a Câmara Municipal do Alandroal e o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, um interessante programa de atividades educativas no domínio da Arqueologia gizadas pelo MNA. 

O dia começou bem cedo com uma visita dos alunos do agrupamento de escolas de Vila Viçosa ao sítio arqueológico de São Miguel da Mota onde se localizava o santuário do Endovélico. Nesta sessão foi conduzida por Mário Antas do MNA que explicou a dinâmica das atividades dos Clubes de Arqueologia. As arqueólogas Mónica Rolo, pela FCB, e Conceição Roque, pela CMA, fizeram a contextualização do sítio arqueológico e explicaram a sua importância na arqueologia portuguesa.


Já na parte da tarde, foi assinado o acordo de adesão do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa à Rede de Clubes de Arqueologia do MNA. Este ato público, que decorreu na sede de agrupamento contou com a presença do Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, na sua condição de Presidente do Conselho Administrativo da Fundação da Casa de Bragança. O acordo foi assinado por Rui de Sá, diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e por António Carvalho, Director do Museu Nacional de Arqueologia em representação do Museu e da Direção-Geral do Património Cultural. Na sua intervenção apresentou à assistência a relação entre o Museu, José Leite de Vasconcelos e Vila Viçosa e o Alandroal. O coordenador da rede, Mário Antas fez uma apresentação aos alunos e professores do agrupamento sobre a Rede Nacional de Clubes de Arqueologia. Por iniciativa da Fundação, 150 alunos deste Agrupamento deslocar-se-ão ao Museu Nacional de arqueologia dia 4 de Junho próximo para a realização de uma visita de estudo. 


De seguida, no Castelo de Vila Viçosa, foi inaugurada a exposição temporária: “José Leite de Vasconcelos: Vida e Obra” que ficará patente ao público até 1 de novembro de 2015. Esta exposição nasce da colaboração entre o Museu Nacional de Arqueologia e a Fundação Casa de Bragança no domínio da Arqueologia, duas instituições com grande longevidade e de referência no panorama cultural português. 


Esta exposição documental e epigráfica concentra-se essencialmente na vida e obra do erudito José Leite de Vasconcelos, mas pretende igualmente chamar a atenção para o momento em que a Casa Real Portuguesa e Leite de Vasconcelos se cruzaram, em 1890, em Vila Viçosa, tendo as inscrições do santuário paleo-hispânico do Endovélico como objeto de interesse. Um momento em que o chefe de Estado da Monarquia Constitucional e o futuro fundador (1893), do então Museu Etnográfico Português, se juntaram a pretexto de algo que efetivamente os ligava: a salvaguarda, valorização e estudo do património cultural português. Tomaram da palavra Maria de Jesus Monge, Directora do Museu-Biblioteca Casa de Bragança que acolheu esta exposição e uma das comissárias científica Lívia Cristina Coito do MNA. Mónica Rolo, a outra comissária conduziu a visita. 



O dia de intensa atividade terminou com uma conferência realizada pelo Prof. Doutor Amílcar Guerra, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa num local de grande simbolismo e aberto propositadamente para a palestra, a Igreja dos Agostinhos, Panteão dos Duques de Bragança, espaço que acolheu no século XVI por decisão de D. Teodósio de Bragança (5º Duque de Bragança, 1510-1563) cindo epígrafes provenientes do Santuário do Endovélico e que em 1890, por decisão do D. Carlos, integraram aa coleções arqueológicas fundacionais do MNA. Subordinada ao tema: “O Santuário de Endovélico” em São Miguel da Mota (Alandroal)” que permitiu a todos presentes um maior conhecimento sobre o local, a história das investigações arqueológicas ali realizadas e desta importante divindade paleo-hispânica.


Sem comentários: