21/05/2014

3ª Sessão do Ciclo de Recitais da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras





Realiza-se no Museu Nacional de Arqueologia, no próximo dia 25 de Maio, pelas 17h, a 3ª sessão do Ciclo de Recitais da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Nesta sessão serão executadas obras de António Vivaldi, Carlos Paredes e António Eustáquio, com o seguinte programa:

ANTONIO VIVALDI

Concerto em Ré Maior

CARLOS PAREDES

Canto de Amor
Canto de Embalar
Dança Palaciana
Verdes Anos
Dança dos Camponeses

ANTÓNIO EUSTÁQUIO

Suite das Folhas


O recital contará com os solistas da Orquestra António Eustáquio na guitarra portuguesa, David Ascensão e Gergana Bencheva no violino, Jean Aroutiounian na viola e Tiago Ribeiro no violoncelo.



António Eustáquio - Guitarra Portuguesa

António Eustáquio nasceu em Portalegre. É licenciado em guitarra portuguesa pela ESART. Frequentou o Conservatório Regional de Castelo Branco, onde estudou Educação Musical, Piano, Composição, Hisyória da Música e Acústica.
Estudou em Paris Música Antiga com Henri Agnel e um ano depois ingressou no serviço militar onde integrou a Orquestra Ligeira do exército. Integrou a Orquestra da Felicidade, participando em diversos programas televisivos e em concertos por todo o país. Estudou guitarra na Academia de Amadores de Música em Lisboa. Participou num Seminário sobre música Jazz, com John Abercrombie, organizado pelo Hot Clube de Portugal.
Fundou o Conservatório Regional de Música de Portalegre, no qual exerceu mais tarde o cargo de Presidente da Direcção. Dirigiu a Orquestra desta escola. Fez parte do projecto "Lendas e Romances". Com este projecto deslocou-se ao Canadá (Toronto) onde realizou três espectáculos e participou na gravação de um CD. É Membro fundador do "Quarteto do Sol", com o qual gravou um CD a convite da editora "Numérica" e fundou o quarteto "Sons do Tempo" - quarteto com guitarra portuguesa. Compôs para esta formação uma obra intitulada "Suite das Folhas". Realizou com este quarteto inúmeros concertos, dos quais se destacam os concertos de encerramento da EXPO 98 dedicado a Carlos Paredes e um concerto integrado no Festival WOMAD em Espanha (Cáceres). Gravou também um disco com esta formação.
Trabalhou com o grupo irlandês Riverdanse no espectáculo televisivo Globos d'Ouro, da SIC, onde apresentou uma fusão musical entre a guitarra portuguesa e a música irlandesa. Organisou o 1º Festival de Guitarra Portuguesa em Portalegre, onde actou com o quarteto "Sons do Tempo". Fundou a Camerata Lusitana, conjunto instrumental que propõe a utilização da guitarra portuguesa na execução de repertório de música do período barroco com a qual gravou 2 CD (Vivaldi em guitarra portuguesa e Bach em guitarra portuguesa).
Presentemente executa um novo instrumento português - o Guitolão, que teve origem numa sugestão que Carlos Paredes apresentou ao construtor Gilberto Grácio e que este concretizou passados alguns anos. Com este instrumento gravou um DVD integrado num suporte promocional da Vila de Marvão, em conjunto com o quarteto Ibero-americano.
Actuou num Festival de Música na Córsega, a convite da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Com o Guitolão, integra um duo com o contrabaixista Carlos Barreto. Com esta formaçãoactuou na República da moldávia, integrado no Festival Etno-Jazz 2006.
Gravou um CD com o Quarteto Ibero-americano, intitulado - Guitolão.
Participou,com um quarteto da Orquestra Metropolitana de Lisboa no Festival de Música Mediterrânica., na Córsega.
Actuou no Festival de Música da Bulgária, em dois concertos, com um quarteto da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Realizou dois concertos em Zaragoça com a orquestra dessa cidade e com o contrabaixista Carlos Barreto.
Integrou o projecto IN-Canto com Luísa Amaro com o qual gravou, em guitolão, um CD intitulado - Mediterrânios.
Fundou um grupo intitulado "Guitolão World Project", constituído por Guitolão, Cajón, Sax, Soprano e Contrabaixo. Realizou, com esta formação, vários concertos.
É professor do Quadro de Nomeação Definitiva de Educação Musical na escola Garcia d'Orta em castelo de Vide.




David Ascensão - Violino


David nasceu em 1984. Licenciou-se na escola Superior de Música de Lisboa e como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian prosseguiu os seus estudos na Lithuanian Academy of Music and Theatre onde obteve, com classificação máxima, o "Master Artistic Perfomance Diploma" em violino.
Foi laureado do PJM/Antena 2 com o 2º prémio em Violino e com o 1º prémio a Música de Câmara com o Quarteto Blanc. Com o apoio da Fundação GDA o Quarteto gravou o seu primeiro CD, e apresentou-se em vários Festivais nacionais.
Colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian e com o L'Ensemble Béziers Musikè dirigido pelo pianista e maestro Jean Bernard Pommier. Foi membro da Nordwestdeutsche Philharmonie e é membro fundador da Camerata Alma Mater, dirigida pelo maestro Pedro Neves.
Desde Setembro de 2013 intergra a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras como violinista.




Gergana Bencheva - Violino

Nasceu em Sófia (Bulgária). Estudou na Escola Nacional de Música, em Sófia, com a Profª. Julia Anguelova. Enquanto estudante, gravou para a Rádio Televisão Nacional Búlgara. Em 1997 recebeu prémios no concurso nacional de música alemã e austríaca e no concurso "Jovens Talentos".
Licenciou-se na Academai Nacinal de Música de Sófia, na classe de violino da Profª Ginka Gichkova. Actuou como solista em várias orquestras búlgaras.
Participou nas master-classes com I. Neaman, M. Frishenshlager, A. Kiss, E. Kamirov. M. Minchev, M. Lapshansky. Foi concertino da New Somphony Orchestra, na Bulgária, e da Junge Europa Philarmony, na Alemanha.
É música efectiva da orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e professora de violino no Conservatório de Música de Cascais.





Jean Aroutiounian - Viola

Nasceu na Arménia. Começou o estudo de violino com 5 anos de idade com o seu pai, Prof. Gareguin Aroutiounian, dando o seu primeiro recital com 7 anos. Aos 8 anos de idade ganhou o 1º prémio no concurso Jovens talentos da Arménia e com 9 anos o Concurso Jovens Intérpretes, estudando na classe do conceituado professor Villi Mokatsian, na Escola Profissional de Tchaikovsky.
Ao longo do seu percurso como aluno, estudou regularmente com os professores Zakhar Bron (Escola Superior Reina Sofía), Boris Belkin (Conservatório Maastricht), Maxim Vengerov (Music School Lubeck), Rudolf Barshai e Itamar Golan.
Colabora frequentemente em concertos e gravações com músicos portugueses, tais como: Mário Laginha, Mariza, Carlos do Carmo, Camané, Tito Paris, entre outros. É um dos fundadores do Projecto Orquestra Geração, da Associação Muzart, professor na Academia de Amadores de Música, membro do Ad-Hoc String Quartet.
Desde Setembro de 2013 integra a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras como violetista.




Tiago Ribeiro - Violoncelo

Nasceu em Lisboa em 1977. Aos seis anos iniciou os seus estudos musicais com seu pai, ingressando mais tarde na classe do Prof. Celso de Carvalho na Academia de Música de Santa cecília, onde concluíu o 5º grau.
Estudou, ainda, com o Prof. Levon Mouradian. Prosseguiu os seus estudos com o Prof. Luís Sá Pessoa, concluíndo o Curso Complementar de Violoncelo.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com a Profª. Célia Vital.
Participou nos CD de Constança Capdeville e de Christopher Bochmann. frequentou também master classes com o Prof. M. Carneiro, Cl. Vital, J. Knight e B. Broudie.
Colaborou com a Orquestra Gulbenkian, orquestra Metropolitana de lisboa, a Orquestra de Câmara de Braga, a Orquestra Clássica do Algarve e a Orquestra Sinfonieta de Lisboa como músico convidado. É músico efectivo da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e professor no Conservatório de Música de Cascais.




Sem comentários: