14/03/2018

90 minutos de Mitologia

Esteja atento!
Em breve serão marcadas visitas sob o tema genérico «90 minutos de Mitologia» no MNA.



«Mas Alcítoe, a filha de Mínias, julga que não se deve aceitar os ritos mistéricos do deus, e continua a dizer, a temerária, que Baco não é filho de Júpiter,. E as suas irmãs partilham desta impiedade. Ora, o sacerdote ordenara que um festival fosse celebrado, e que as servas e s matronas, dispensadas dos seus afazeres, cobrissem o peito com peles de animais, soltassem do cabelo as fitas, e, de grinaldas na cabeça, tirsos frondosos empunhassem. Vaticinara ainda que a ira do deus, se ofendido, seria terrível. Obedecem matronas e jovens.
Pousam os teares e os cestos e os novelos deixados a meio, queimam incenso, invocam Baco: chamam-lhe Brómio, Lieu, Filho do fogo, Nascido duas vezes, Único a ter duas mães. A estes somam o nome de Niseu, o de Tioneu, de cabelo intonso,E, como o de Leneu, o de Plantador da videira festiva, e o de Nictélio e o de sei pai Eleleu, e de Iaco e de Évan, e todos os outros títulos sem conta que os povos da Grécia te conferem, ó Líber. Tu tens uma juventude inesgotável, tu és o menino eterno, tu és admirado nas alturas dos céus como o mais belo; tu, quando estás sem cornos, tens um rosto virginal. Tu conquistaste o Oriente até onde a Índia de tez morena é banhada pelo remotíssimo Ganges. Tu, ó venerável, aniquilaste os sacrílegos Penteu e Licurgo, este armado do machado de dois gumes, e lançaste ao mar os Tirrenos.
(...) Seguem-te Bacantes e Sátiros, e o velho ébrio, que sustém o corpo cambalente com bastão e nem se aguenta bem sobre a garupa encurvada de burrico. Por onde quer que vás, ressoam, com o clamor das jovens, os gritos das mulheres, e os pandeiros percurtidos pela palma das mãos, os côncavos bronzes e as longas flautas de buxo».

Ovídio, «Metamorfoses», Livro IV, Ed. Livros Cotovia, 2007.

Na fotografia: Busto de Dioniso em mármore
Século II d.C. 
Milreu, Faro.

Para melhor conhecer:

Sem comentários: