21/09/2017

Jornadas Europeias do Património



Tem lugar mais uma edição das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema "Património e Natureza", pretendendo-se chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.

22 Setembro
15h00 – Visita guiada “O Nilo e o Antigo Egito – Património e Natureza” 
O Nilo com 1200 km de extensão unia as diferentes regiões do Egito e era a principal via de comunicação da terra dos faraós. Antes da barragem do Assuão ter sido construída, no início do século XX, o Nilo transbordava todos os anos em Julho, exatamente quando a água era mais necessária. Nesta visita convidamos à descoberta da relação entre o Nilo e os homens das duas terras. 
   
23 Setembro
10h00 e 15h00 – Visita guiada “Loulé, Territórios, Memórias e Identidades – Património e Natureza” 
A exposição Loulé, Territórios Memórias e Identidades é o “cenário” para a descoberta da história atualizada da ocupação humana do território de Loulé, desde a Pré-História à Baixa Idade Média.

12h00-13h00 – Ateliê de cinzelagem “Artes de Fogo: A Insígnia de Loulé – Património e Natureza” 
A cinzelagem é uma arte milenar.
 A partir da idade do bronze, muitas foram as civilizações que a usaram para decorar jóias e outros objetos de aparato. Hoje convidamos-te a seres cinzelador e a experimentares esta técnica ancestral na decoração da insígnia de Loulé. Anda! A maceta e o cinzel são teus.

24 Setembro
15h00 – A expressão da Natureza nos objetos em exposição no Museu Nacional de Arqueologia – Património e Natureza
Pretende-se, através de uma visita temática às exposições «Loulé, Territórios, Memórias e Identidades»; «A Lusitânia dos Flávios» e «Religiões  da Lusitânia» ver de que forma a Natureza se espelhou nos objetos produzidos pelos Homens, nas diversas épocas.

Contatos para informações e inscrições:
tef. 21 362 00 00
Museu Nacional de Arqueologia
Praça do Império – Mosteiro dos Jerónimos – Praça do Império
1400-206 Lisboa

Sem comentários: