05/12/2016

A biblioteca do MNA

A biblioteca do Museu Nacional de Arqueologia, uma das mais importantes bibliotecas portuguesas especializadas em arqueologia, é constituída por um acervo documental com cerca de 22.000 monografias, 1800 títulos de publicações periódicas, 5 incunábulos, colecção de manuscritos, de livros antigos, gravuras e arquivos pessoais de José Leite de Vasconcelos, Manuel Heleno (manuscritos do autor, correspondência e fotografias), Fernando de Almeida (manuscritos), Estácio da Veiga (manuscritos do autor, fotografias e desenhos), Luís Chaves (manuscritos de etnografia) e doações de bibliotecas de Nuno Carvalho dos Santos, Hipólito Raposo e Gustavo Marques.

José Leite de Vasconcelos, fundador do Museu Nacional de Arqueologia, deixou em testamento ao MNA, parte do seu espólio científico e literário, que constitui um precioso legado do acervo documental da biblioteca. Este fundo bibliográfico é formado pela livraria pessoal de J.L.V., correspondência, apontamentos e documentação que utilizou na elaboração dos seus numerosos trabalhos científicos. 

Em 1998, foi publicado o inventário da correspondência de Leite Vasconcelos, com cerca de 3700 correspondentes e 24300 espécies. 

A maior parte das publicações periódicas do Museu entra através de permuta, mantida com cerca de 300 instituições internacionais, conseguida através da publicação de «O Arqueólogo Português», revista científica que data, praticamente, da fundação do Museu, sendo o primeiro número de 1895.
Para além do apoio à própria Intituição, a biblioteca tem, igualmente, como missão, prestar apoio ao público em geral mas, como serviço especializado, o seu acervo está mais vocacionado para investigadores e estudantes de nível universitário.








Sem comentários: