10/08/2015

Visita do Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, ao Museu Nacional de Arqueologia

O Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, realizou uma visita ao Museu Nacional de Arqueologia no passado dia 30 de julho.

Ciente da importância do mar, como recurso sempre presente na nossa história coletiva, o Museu Nacional de Arqueologia concebeu em 2014, com apoio de várias entidades, a exposição internacional O Tempo Resgatado ao Mar. No momento em que é sublinhada a importância do mar como desígnio nacional – determinação acompanhada de um amplo debate público sobre a necessidade de criar uma estratégia nacional que se consubstancia, por exemplo, no propósito do reconhecimento internacional da extensão da plataforma continental portuguesa – pretende-se, com a exposição O Tempo Resgatado ao Mar, dar a conhecer os principais resultados da atividade arqueológica náutica e subaquática realizada em Portugal nos últimos cerca de trinta anos. Paralelamente também se pretende construir os indispensáveis e permanentes programas nacionais e internacionais de conservação e restauro dos acervos recolhidos, contribuindo para a valorização desta disciplina científica, chamando também a atenção do património que o mar guarda e também conserva.

Esta exposição constituiu-se como o foco principal da deslocação do Presidente da República ao Museu, na qual foi acompanhado pela Dr.ª Maria Cavaco Silva e demais comitiva. Na ocasião tiveram ainda a oportunidade de fazer uma visita à reserva geral do Museu Nacional de Arqueologia e à exposição temporária “Arte Copta e do Oriente Cristão” e admirar um touro em cerâmica recolhido em "Cinco Réis 8” (Beja), datado de cerca do século VII a.C., e proveniente das escavações arqueológicas realizadas no âmbito do plano da construção da rede de rega da barragem do Alqueva.

O Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, foi recebido pelo Director do Museu Nacional de Arqueologia, António Carvalho, e demais equipa do Museu, além de responsáveis da Direção-Geral do Património Cultural, concretamente, os subdiretores gerais Dr. Luís Filipe Coelho, Dr. Samuel Rego e o Director de Departamento de Museus, Conservação e Credenciação, Dr. Manuel Bairrão Oleiro.


Visita à exposição "O Tempo Resgatado ao Mar"


Visita às reservas do Museu


Assinatura do Livro de Honra do Museu

Sem comentários: