02/03/2015

Curso de Introdução "História da Arqueologia em Portugal”, pelo Mestre Pedro Marques

HISTÓRIA DA ARQUEOLOGIA EM PORTUGAL: A 2ª Metade do Século XIX

   Na segunda metade do século XIX, a ciência arqueológica conheceu um período de interessante desenvolvimento em Portugal.
   Neste período ocorreu a formação e as actividades de várias sociedades e comissões, como a Sociedade Archeologica Lusitana, a Comissão Geológica do Reino, a Real Associação dos Architectos Civis e Arqueólogos Portugueses e a Sociedade Martins Sarmento, fomentando a investigação, mas igualmente a exposição dos objectos ao público, em espaços museológicos, destacando-se o Museu Ethnológico Português.
   Várias personalidades dedicaram-se ao estudo das “cousas antigas”, como Augusto Filippe Simões, Gama Xaro, Carlos Ribeiro, Pereira da Costa, Nery Delgado, Possidónio da Silva, Estácio da Veiga, Francisco Martins Sarmento, Adolfo Coelho, Borges de Figueiredo, José Leite de Vasconcelos, entre tantos outros.
   Os congressos realizados em Portugal desempenharam um papel importante na divulgação e no desenvolvimento da arqueologia em Portugal, assim como os periódicos de temática arqueológica.

 7 e 14 de Março de 2015

Local: Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa
Inscrição/lugares limitados
Custo:
35,00 euros para estudantes
50,00 euros para membros do GAMNA / CNC / SPE
75,00 para as restantes inscrições

Informações/Inscrições
D. Adília Antunes
Tel. 21 3620000; Fax. 21 3620016
E-mail:
grupoamigos@mnarqueologia.dgpc.pt

Sem comentários: