20/10/2014

AUGUSTO, EM PRIVADO E EM PÚBLICO

CURSO DE INTRODUÇÃO

Álvaro Figueiredo

Dias 7-8 de Novembro, 2014, das 10h00 às 17h30, Museu Nacional de Arqueologia



Augusto, o primeiro imperador romano e um dos personagens mais importantes da história da humanidade, faleceu há 2000 anos, em Nola, no dia 19 de Agosto do ano 14 d.C. Quando César foi assassinado, nos Idos de Março de 44 a.C., poucos poderiam prever que o seu sobrinho-neto e herdeiro, Gaio Octávio, um jovem de dezoito anos, pouco conhecido e de frágil saúde, se tornaria treze anos mais tarde, ao derrotar Marco António e Cleopatra em Actium, o líder absoluto do Estado Romano. 

Durante o decorrer deste curso que terá a duração de dois dias, teremos oportunidade de examinar os vários episódios da vida daquele a quem o Senado conferiu o título de Augusto, desde o seu nascimento até à sua deificação póstuma. Teremos ainda oportunidade de analizar o conjunto de vicissitudes e desafios que enfrentou, os reversos e os sucessos que contribuíram para determinar a vida pública e privada deste homem. Através do estudo das fontes literárias greco-romanas sobre a vida de Augusto, da arqueologia, arte e arquitectura, e do estudo da numismática, iremos tentar descobrir quem era este homem que introduziu mudanças tão significativas e profundas em Roma e no mundo mediterrânico. Como utilizava a sua autoridade no exercício do poder político, e porque se reinventava constantemente? Quem era Augusto, o homem privado, no seu relacionamento com os membros da sua família? E quem era esta família, a dos Julio-Claudios, que viria a governar Roma até à morte de Nero, em 68 d.C.? 

Durante este dois dias procuraremos compreender Augusto, o homem, a sua obra e o seu tempo, um indivíduo extraordinário cuja visão e determinação política contribuíram para transformar o Estado da velha República no Império Romano.


Inscrição/lugares limitados
Informações/Inscrições
Adília Antunes
Tel. 21 3620000
E-mail: grupoamigos@mnarqueologia-ipmuseus.pt

Sem comentários: