30/07/2014

Bolsas de estudo"Quercus", no Museu Nacional de Arqueologia concedidas a estudantes universitários espanhóis pelo Governo da Comunidade Autónoma da Extremadura

O Museu Nacional de Arqueologia acolhe estagiários ao abrigo da bolsa de estudo do programa "Quercus", da Comunidade Autónoma da Extremadura (Espanha).

Esta bolsa tem como objectivo a introdução de recém-licenciados no mercado de trabalho, proporcionando simultaneamente uma primeira experiência laboral em contexto internacional e ambiente multicultural, contribuindo também para o reforço de competências linguísticas. Com a duração de seis meses, destina-se à mobilidade internacional de jovens licenciados que tenham estudado na Universidade de Extremadura ou que residam na Comunidade Autónoma (Províncias de Badajoz e Cáceres), direccionando os estagiários para instituições de referência, designadamente culturais, em oito países europeus. Portugal é o país de destino de uma grande parte destes estagios.





O programa é gerido pela fundação FUNDECYT-PCTEX, financiado pelo programa europeu "Leonardo da Vinci" e cofinanciado pelo Governo da Extremadura (através da respectiva Secretaria de Estado da Cultura). Neste momento está em curso a sexta edição do projecto que, nas primeiras cinco edições, garantiu que mais de 550 licenciados desfrutassem de uma experiência laboral no estrangeiro.

O MNA colabora neste projecto, tendo acolhido, em 2014, Rubén Baquero de los Reys, que estagiou no Serviço Educativo do museu. Neste contexto, a presença de Rubén Baquero de los Reys no MNA saldou-se na criação de produtos e actividades dirigidas especificamente ao público espanhol que nos visita: a versão castelhana do roteiro castelhana do roteiro da exposição "O Tempo Resgatado ao Mar", bem como a realização de visitas guiadas à exposição e a dinamização de outras actividades pegagógico-didáctias. José Ignacio Borrego e Carmen Parejo Gallego são os estagiários que se seguem já a partir de Outubro.

Sem comentários: