27/04/2012

O MNA participa na Festa da Arqueologia!

Carregue na imagem para ampliar
Tal como aconteceu na 1ª edição da Festa da Arqueologia (2010), o Museu Nacional de Arqueologia associa-se a este grande evento para o público em geral!
A festa decorre no primeiro fim de semana de Maio (5 e 6) no Museu Arqueológico do Carmo. Para mais informações consulte aqui a página oficial da Festa da Arqueologia 2012.

                   ACTIVIDADES DO MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA 
Dia 5

The Lisbon Mummy Project: amuletos para a eternidade das 10 às 15h no espaço do MNA (posição L – ver planta da festa)

The Lisbon Mummy Project:   Prof. Luís Araújo e Dr. Carlos Prates das 15 às 16h no auditório

The Lisbon Mummy Project:  Sob a protecção de Hórus – Pintura de múmias de falcão das 16 às 18h no espaço do MNA (posição L – ver planta da festa) 

                                                         Dia 6

Projecto AuCorre: Placas Oculadas de Garvão e corrosão das 10 às 14h no espaço do MNA  (posição L – ver planta da festa)

Projecto AuCorre:  Conferência (Mathias Tissot – Conservador Restaurador do MNA) das 15 às 16h no auditório

Projecto AuCorre:  Ouro e pedras das 14h às 18h no espaço do MNA (posição L – ver planta da festa)


    No antigo Egipto os amuletos protegiam tanto os vivos como os mortos. Vamos então conhecer alguns dos mais eficazes, como o Kheper e o Udjat, fundamentais para uma viagem segura até ao Tribunal de Osíris.
   
    Hórus, o deus falcão, era a divindade protectora do faraonato. Assim, hoje, também lhe prestamos tributo pintando “múmias” de falcão.


    A sala dos Tesouros do MNA alberga jóias antigas de rara beleza, cujos metais têm uma longa e fascinante história a contar. Ligas, técnicas e corrosões são factores a desvendar. Este é o caso das placas de Garvão.

    De ouro e pedras preciosas e semipreciosas se fez a história da joalharia nacional. Muitas foram as formas e os modelos. Os romanos popularizaram o anel e hoje executamos as jóias de ontem.


Sem comentários: