Todo o Museu é um projecto de abertura à polis, ou seja, um projecto político. O Museu Nacional de Arqueologia (MNA), criado no rescaldo do fervor patriótico que se seguiu ao ultimatum inglês de 1890, herdeiro do pensamento e da obra de José Leite de Vasconcelos, é-o em maior grau. Em mais de um século de existência, o MNA soube sempre honrar a sua matriz genética, na promoção e dignificação da cultura popular, na sua mais ampla e profunda acepção temporal.
Num momento singular da vida da Nação, em que quase se repetem as circunstâncias históricas que deram origem ao MNA, sentimo-nos no dever indeclinável de nos juntarmos à cadeia de solidariedade que percorre o País, emergindo dos movimentos de cidadania.
Neste sentido, aderimos à Plataforma Global Contra a Fome, que acaba de ser criada e que passará a dispor das facilidades logísticas que o MNA lhe possa proporcionar.
O anúncio e apresentação preliminar da Plataforma podem ser vistos no seguinte endereço electrónico:
Entretanto, no âmbito do lançamento desta iniciativa cidadã de solidariedade social, desde já se convidam todos interessados, nomeadamente todos os amigos do MNA, para a palestra que será proferida no Museu por D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, no próximo dia 12 de Janeiro de 2011, pelas 18,00 horas, subordinada ao tema «A solidariedade no tempo de crise».
![]() |
Carregue na imagem para ampliar |
Sem comentários:
Enviar um comentário