21/11/2010

Director do Museu Nacional de Arqueologia eleito para a nova direcção do ICOM Europa


No contexto da Conferência Trienal do ICOM, que decorreu em Xangai, China, foi eleita a nova direcção do ICOM Europa. Luís Raposo (ICOM-PT) foi assim eleito para fazer parte do ICOM Europa durante o próximo triénio.
No âmbito das actividades paralelas à Conferência Trienal do ICOM, que decorre em Xangai, China, até ao fim desta semana, reunindo mais de três milhares de museus e profissionais de museus de todo o mundo, o Presidente da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM, Luís Raposo, acaba de ser eleito para a direcção do ICOM Europa, que ficou sob presidência de Damodar Frlan, presidente do ICOM Croácia.
O ICOM (Internacional Council of Museums ou Conselho Internacional dos Museus) é uma organização não governamental, integrada no sistema da UNESCO com o estatuto de única entidade representativa dos museus e dos profissionais de museus em todo o mundo. É ainda uma organização de base, composta por comissões nacionais (117 na actualidade), comissões de especialidade (31 na actualidade) e organizações regionais (5 na actualidade).
O ICOM Europa (http://www.icom-europe.org/) é uma destas organizações regionais do ICOM, reunindo a totalidade das comissões nacionais do continente europeu, do Atlântico aos Urais. Constitui um fórum para o intercâmbio de informação e cooperação entre as comissões nacionais europeias, assistindo-as na concretização dos seus respectivos programas. Representa também um quadro de cooperação entre museus e profissionais de museus, promovendo projectos comuns.
O ICOM Europa integra mais de quatro dezenas de comissões nacionais do ICOM e é composta por um presidente e seis vogais, todos presidentes de comissões nacionais europeias ou os seus representantes. As eleições, por voto secreto, têm lugar trienalmente.
Para o próximo triénio a direcção ficou assim constituída: Damodar Frlan, Presidente (Croácia), Isabelle Benoit (Suíça), Karen E. Brown (Irlanda), Janja Rebolj (Eslovénia), Teti Hadjinicolaou (Grécia), Luís Raposo (Portugal) e Bernard Blache (França).
Fonte: Comunicado ICOM Portugal

2 comentários:

Sérgio Fernandes disse...

A eleição do Dr. Luís Raposo, insigne director do Museu Nacional de Arqueologia é não apenas o reconhecimento da sua acção como presidente da direcção do ICOM Portugal, mas também o reflexo do seu desempenho na luta pela preservação do museu, enquanto referência a nível nacional e símbolo da luta pela arqueologia nacional.

João Silva disse...

Sem dúvida uma grande notícia para Arqueologia, Museus Portugueses e sobretudo para o MNA!