25/10/2010

Lisbon Mummy Project (LMP): primeiros resultados a caminho!

Carregue na imagem para ampliar

Apresentamos ao público um poster com aspectos gráficos preliminares do estudo por TAC Multicorte (MDCT) das múmias humanas do Museu Nacional de Arqueologia. Este Projecto é uma parceria entre o MNA e o IMI-art, sector de arte e arqueologia do IMI (Imagens Médicas Integradas) tendo-se iniciado em 2007 com a análise de  7 múmias animais da colecção do Museu. Em 2010, devido ao apoio da SIEMENS foi possível iniciar o presente estudo das múmias humanas do MNA. Dada a vastidão e riqueza das informações obtidas, os resultados serão comunicados oportunamente.

4 comentários:

Francisco Sousa disse...

Excelente post....estou ansioso por saber mais notícias sobre as causas de morte das múmias... é bom saber que em Portugal se fazem projectos inovadores. Parabéns ao Museu, ao IMI e à Siemens por tornar o projecto possível. As empresas portuguesas deviam seguir o exemplo e financiar pelo Mecenato projectos similares.

Soraia Costa disse...

Surgiro que organizem visitas guiadas com explicações que incluam as últimas descobertas

Museu Nacional de Arqueologia disse...

Agradecemos a sua sugestão que será levada em conta. Actualmente ainda estamos a delinear um plano de actividades a aplicar assim que tivemos os resultados do estudo.

Fernanda Pereira disse...

Quero dar os parabéns ao Museu pelo blog que coloca notícias destas que acrescentam valor e conhecimento. É importante o Museu comunicar para fora o resultado da sua actividade. Uma vez mais parabéns e continuem a divulgação do que se faz de bom na investigação e cultura.