Durante o dia 13 de Janeiro de 2014, decorreu no Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia a 2ª edição do Dia do Investigador do MNA, que contou com a participação de 22 investigadores predominantemente nacionais, mas também estrangeiros, responsáveis por 19 intervenções que versaram temáticas diversas. Neste encontro, as comunicações situavam-se cronologicamente desde o Paleolítico até à Idade Moderna, e contou com a presença de uma assistência numerosa e atenta durante todo o dia.
 |
Aspecto geral da assistência
|
As comunicações tiveram um denominador comum: as colecções que se conservam no MNA, que constituem o objecto de estudo das múltiplas investigações. De realçar que a área de documentação, que se conserva no Arquivo Histórico de Museu, foi também ela objecto de reflexão por parte da Prof. Doutora Ana Cristina Martins e do Prof. Doutor João Luís Cardoso.
Um momento especial foi a assinatura do Auto de Entrega ao MNA, das Fichas de Preparação das Aulas do Prof. Doutor Manuel Heleno, pelo Prof. Doutor João Luís Cardoso.
 |
Momento da assinatura do Auto de Entrega das Fichas de Preparação das Aulas do Prof. Doutor Manuel Heleno
|
Refira-se que as mesmas foram transcritas e publicadas no Suplemento Nº8 de O Arqueólogo Português, que contou com o doador como editor científico e a colaboração de Luís Raposo, Nuno Bicho e Carlos Fabião como autores.
A sessão da manhã, dedicada à Pré-História e Proto-História, foi coordenada pelo Dr. Luís Raposo, responsável pelo Serviço de Investigação do MNA.
 |
Luís Raposo moderou e fez a síntese da sessão matinal
A sessão da tarde iniciou-se pela intervenção das Dras. Maria Elisabeth Costa e Maria Luísa Abreu Nunes, pretexto para uma singela homenagem às antigas funcionárias e actuais voluntárias no Serviço de Inventário e Colecções, concretamente na área da Etnografia.
 |
Homemagem às Dr.as Maria Elisabeth Costa e Maria Luísa Abreu Nunes pelo Director do MNA, Dr. António Carvalho |
|
No final da sessão, e na conclusão dos trabalhos, foram dadas pelo Director do MNA algumas informações consideradas relevantes para a comunidade de investigadores:
- A intenção de criar um espaço no site do museu dedicado ao Investigador, com os resumos das investigações em curso, para que os utilizadores conheçam a vasta comunidade de investigadores do MNA. Prevê-se a disponibilização deste espaço para Abril de 2014;
- A 3ª edição do Dia do Investigador no MNA, prevista como habitualmente para Janeiro de 2015, já se encontra em preparação, com o recenseamento de investigadores e novas investigações;
- Por último, informou que se encontra em preparação o projecto de dotar O Arqueólogo Português de um sistema de credenciação de referência internacional. Como é assumido pelo Director no editorial de O Arqueólogo Português, Série V, Volume II, 2012, que em breve se apresentará, "neste início de século, a lista de novos desafios para O Arqueólogo Português é encimada, naturalmente, pela necessidade de credenciação. Torná-lo uma revista indexada é o objectivo principal. Sé assim se poderá tornar uma plataforma editorial disputada pelos melhores investigadores que tratam temas relevantes da Arqueologia Nacional, assegurando a sua implantação também a nível internacional e garantindo, portanto, uma desejável continuidade no preenchimento de um espaço de referência na divulgação científica em Portugal no domínio da Arqueologia."