29/10/2015

Exposição “Histria em diferentes etapas de investigação”

O Museu Nacional de Arqueologia, sob proposta do Instituto Cultural Romeno, em Lisboa, acolhe a partir de amanhã, dia 30 de outubro, uma exposição sobre a cidade greco-romana de Histria, intitulada “Histria em diferentes etapas de investigação”.

Para além de darmos a conhecer a História e a investigação nesta importante cidade da antiguidade, esta exposição é uma oportunidade para receber em Portugal a Professora Doutora Irina Nastasi, Diretora do Museu Nacional de Arqueologia de Constanta, com o qual gostaríamos de vir a ter mais colaboração no domínio da circulação de exposições.

Entre o grupo de arqueólogos que dirigiu as escavações na cidade antiga de Histria, e o respetivo Complexo Arqueológico que integra também um Museu, conta-se o conhecido Professor Doutor Scarlat Lambrino (que desempenhou o cargo entre 1928-1940), epigrafista de renome que passou a residir em Portugal a partir de agosto de 1948, e que trabalhou neste Museu Nacional, tendo publicado o primeiro catálogoda Secção Epigráfica do Museu. 

Considerando que o Professor Doutor Scarlat Lambrino foi docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, esta exposição constitui, também, um pretexto para evocar o insigne arqueólogo romeno.

Foram ainda convidados para o painel de conferencistas desta sessão dois docentes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, os Professores Doutores Helena Buescu e Amílcar Guerra, que evocarão o cidadão romeno, o arqueólogo e epigrafista.

Do programa de inauguração desta exposição constará ainda um concerto, com a soprano Alexandra Bernardo e Bernardo Marques no piano, no qual serão executadas obras de Brediceanu, Enescu, Donizetti e Bellini.

Participará ainda na sessão o Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Paulo Farmhouse Alberto.



Sem comentários: