24/08/2015

Para a História de Arqueologia em Portugal: O Museu Nacional de Arqueologia e os Arqueólogos Georg e Vera Leisner

O MNA congratula-se com a notícia “Nas antas do Alentejo já se falou alemão” assinada pela jornalista Lucinda Canelas no dia 20/08/2015 no jornal o “Público” e sublinha a sua importância. Tal como decorre das declarações da Professora Ana Catarina Sousa, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e que coordena a equipa de arqueólogos e arquivistas que desenvolvem um projecto de tratamento e disponibilização on-line do espólio documental pertencente ao casal de arqueólogos depositado pelo Instituto Arqueológico Alemão na Direcção Geral do Património Cultural, o MNA gostaria de enfatizar a ligação que o então diretor do Museu, Professor Manuel Heleno estabeleceu com o casal Leisner nos primeiros tempos da sua permanência em Portugal. Estes investigadores tiveram oportunidade de aceder às colecções do museu para estudo e mais tarde colaboraram em escavações com o diretor do museu na anta de Vale de Covas em 1934. A colaboração manteve-se ao longo dos tempos e chegaram mesmo a trabalhar para o Museu nas escavações de Torre de Palma. A amizade entre o Professor Manuel Heleno e estes investigadores manteve-se ao longo do tempo tal como faz prova a variada correspondência trocada.


Correspondência entre Georg Leisner e o professor Manuel Heleno. 
Destaca-se o postal de Natal do ano de 1945 com a mensagem “FELIZ ANO NOVO”. 
Passam este ano 70 anos.

A este casal de investigadores se deve muito trabalho arqueológico realizado em Portugal publicado em muitas obras tais como o “Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel”, em 1959, na qual se sintetiza o conhecimento do Megalitismo do território português. De referir que a obra e outras se encontram disponíveis para consulta na biblioteca do MNA. Das escavações de Georg e Vera Leisner resultou um vasto espólio arqueológico hoje depositado no Museu Nacional de Arqueologia.

nº inventário: 992.1.1
Caçoila campaniforme
Orca de Seixas, Moimenta da Beira, Viseu
Neolítico Final/Calcolítico

nº inventário: 32402
Placa de xisto oculada
Anta 2 da Herdade da Comenda, Reguengos de Monsaraz, Évora
Neolítico Final/Calcolítico


Deve-se a Vera Leisner um contributo importante para o estudo do vaso campaniforme nomeadamente fruto dos seus trabalhos com o espólio da necrópole de S. Pedro do Estoril, em Cascais. De referir que o projeto Eurovision: One object Many visions escolheu precisamente o vaso campaniforme como um objecto que exprime a matriz da cultura europeia.

Por último, o MNA informa que já tinha dado o seu apoio institucional ao Congresso sobre Arquivos Históricos da Arqueologia Portuguesa a realizar no próximo dia 4 de Fevereiro de 2016, onde a equipa do MNA participará, divulgando o espólio arquivístico do casal Leisner que se conserva no MNA, e que se encontra à disponibilização do projecto divulgado e do público.

A Direcção do Museu Nacional de Arqueologia,
Belém 22 de Agosto de 2015.



Para saber mais:

Gago, Alice Borges ; Martinho, Carla ; Raposo, Luís - Manuel Heleno: fotobiografia. Lisboa : Museu Nacional de Arqueologia : Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013.

Boaventura, Rui ; Langley, Maia – “Matrimónio Leisner : a pretexto do seu centenário, o episódio de Coimbra”. O Arqueólogo Português, s. 5, vol. 1, p. 301-311.

Boaventura, Rui ; Langley, Maia – “Georg Leisner (1870-1957) : determinação na busca do Megalitismo Ibérico” . O Arqueólogo Português, s. 4, vol. 25, p. 167-176.

Carvalho, António (dir.) - Blick Mira Olha! e instantes arqueológicos: arqueólogos e arqueologia em Cascais entre 1940 e 1960. Cascais : Câmara Municipal de Cascais, 2011.




Sem comentários: