27/06/2014

Apresentação de livros pelo Campo Arqueológico de Mértola

Teve lugar, no Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia, no dia 21 de Junho de 2014, pelas 17h00, a apresentação dos livros "Casa Romana - Museu de Mértola", "Arrabalde Ribeirinho - Museu de Mértola", "Carta Arqueológica do Concelho de Mértola" e "Mértola nos nossos cadernos", títulos editados pelo Campo Arqueológico de Mértola.



Na abertura da sessão, António Carvalho, Diretor do Museu Nacional de Arqueologia, realçou, em breves palavras, a importância das boas relações entre as duas instituições, que recentemente tem permitido realizar no MNA várias iniciativas. O enquadramento da dinâmica editorial no projecto em curso em Mértola esteve a cargo de Cláudio Torres, Diretor do Campo Arqueológico, que fez uma súmula dos trabalhos desenvolvidos pelo CAM ao longo dos seus 36 anos de história, e de Virgílio Lopes, Susana Gomez Martinez e Nádia Torres, autores e colaboradores dos livros apresentados, e que fizeram uma apresentação sumária do conteúdo dos mesmos. 




Catálogo dos materiais romanos recolhidos nas escavações da casa romana, visitável no edifício da Câmara Municipal, “Casa Romana - Museu de Mértola” é complementado com outros materiais de época romana recolhidos em diversas escavações efetuadas na vila, oferecendo-nos uma visão alargada da presença romana em Mértola. Também o livro “Arrabalde Ribeirinho - Museu de Mértola", nos oferece uma visão das populações que habitaram esta área específica da urbe medieval.

Ainda de âmbito arqueológico, a edição da "Carta Arqueológica do Concelho de Mértola" oferece-nos em papel, num formato mais tradicional e manuseável, o levantamento arqueológico do concelho que se iniciou em 1978. O conjunto de registo existente, resultado de investigações diversas, foi alvo de sistematização em 2004, e em 2005 com trabalhos de campo, de prospeção arqueológica, com vista a resultados mais abrangentes. O resultado destes trabalhos encontra-se resumido nesta publicação, que é também uma base de trabalho para estudos futuros. A assistência interessada assistiu ainda à apresentação do livro "Mértola nos nossos cadernos", resultado de síntese de uma série de desenhos recolhidos ao longo dos tempos nesta vila.


Destacou-se a presença, na assistência, entre outros arqueólogos e investigadores, do Historiador e Professor Catedrático já Jubilado António Borges Coelho, que, recorde-se, foi um dos dinamizadores da criação do Campo Arqueológico de Mértola.



Sem comentários: