29/05/2014

Visita do Senhor Ministro da Educação e Ciência ao MNA

Ao início da manhã do passado dia 28 de Maio, o Senhor Ministro da Educação e Ciência, Prof. Doutor Nuno Crato, visitou oficialmente o Museu Nacional de Arqueologia com o propósito de conhecer a exposição "O Tempo resgatado ao Mar". Esta exposição que divulga os resultados dos últimos 30 anos de actividade da arqueologia náutica e subaquática, também coloca questões pertinentes ao nível do ensino da Arqueologia Náutica e Subaquática e de outras disciplinas afins.

Depois das boas vindas pelo director do Museu, Dr. António Carvalho, que também explicitou o conceito da mesma, o Comissário Científico, Adolfo Silveira Martins, conduziu o grupo prestando todos os esclarecimentos. 





Na ocasião decorria uma visita-ateliê para os alunos do estabelecimento de ensino "A Escolinha", orientada pelo Serviço Educativo do Museu Nacional de Arqueologia, em estreita articulação com as autoras e ilustradoras do livro educativo Uma Aventura no reino de Poseidon: pequeno guia de arqueologia náutica e subaquática da costa portuguesa, de Danuta Wojciechowska e Joana Paz, o que permitiu um intenso diálogo entre o Senhor Ministro e os alunos a propósito, nomeadamente, do funcionamento de instrumentos de navegação astronómica, com destaque para os três astrolábios de São Julião da Barra, que se encontram expostos.





Acompanhado pelo Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier e uma comitiva que, além do Director do Museu, integrava técnicos desta instituição, com destaque para Luís Raposo e Maria Amélia Fernandes, bem como os Comissários Científicos das mostras patentes ao público, foram ainda apresentadas as exposições-dossiê evocativas da passagem dos 200 anos sobra a morte de Fei Manuel do Cenáculo (1724-1814) e dos 2 000 anos sobre a morte do Imperador Augusto (63 a. C. - 14 d. C.), recentemente inauguradas.




No final do programa e na exposição "Religiões da Lusitânia - Loquuntor Saxa", escutou as explicações do respectivo Comissário Científico e Director do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas (Sintra), José Cardim Ribeiro.




Já no final da manhã, e à saída do Museu, o Senhor Ministro da Educação e Ciência assinou o "Livro de Honra".





Sem comentários: