23/05/2014

O Dia Internacional dos Museus no Museu Nacional de Arqueologia

O Museu Nacional de Arqueologia comemorou a Noite dos Museus e o Dia Internacional, tendo ultrapassado os 4 milhares de visitantes que, sob o lema "Museus: colecções criam conexões", usufruiram de um vasto e diversificado programa de actividades, que se noticiam.
O programa comemorativo arrancou na manhã do dia 16 de Maio, sexta-feira, com a apresentação do ateliê/livro infantil "Uma Aventura no Reino de Poseidon: pequeno guia de arqueologia náutica e subaquática da costa portuguesa", da autoria de Danuta Wojciechowska e Joana Paz.
O dia foi encerrado com a inauguração da exposição "Lugares" - trabalhos dos alunos finalistas do Curso de Produção Artística - Especialização em Têxteis, da Escola Artística António Arroio.





O espaço das Religiões da Lusitânia foi o ambiente ideal para Carlos Fabião apresentar, na tarde de Sábado, a Pátera, "Perseu contra Medusa", da Lameira Larga, Penamacor, Castelo Branco, peça do mês de Maio, que em breve "partirá" para Mérida, a fim de integrar a exposição temporária "Augusta y Emerita", comemorativa do bimilenário da morte de Augusto, que estará patente ao público no Museu Nacional de Arte Romano.




Após este evento, abriram-se os Jogos Tradicionais e os Jogos Arqueológicos (de tabuleiro), que tiveram lugar respectivamente no relavdo exterior e no interior do museu.
Todos, miúdos e graúdos, viajaram no tempo e puderam testar a sua destreza, uma atividade da equipa do Projeto EMEE -  Eurovision Museums Exhibiting Europe, deste museu.





104 crianças do 1º ao 3º Ano do Ensino Básico escolheram o MNA para viverem a sua primeira Noite dos Museus. As exposições "O Tempo Resgatado ao Mar" e "Antiguidades Egípcias" foram as colecções escolhidas para estas conexões.





Nos ateliês "Histórias, conchas e búzios" e "África - magia e cor" deu-se azo à imaginação, até às 22h30.




A tsuba, elemento em bronze de um sabre japonês, encontrada nos destroços do naufrágio da Nau Nossa Senhora dos Mártires, foi o mote para uma exibição dessa arte milenar que é a esgrima japonesa - Kenjutsu.
A noite encerrou com o espectáculo musical "Todo este Chão", um projecto de Ricardo Fonseca, música com cordofones portugueses.




No Domingo, o Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais iniciou as actividades com visitas orientadas à exposição "O Tempo Resgatado ao Mar", a que se seguiu a visita orientada às "Antiguidades Egípcias".
às 11h00, a entrada do museu encheu-se de jovens visitantes, para assistirem à peça infantil e juvenil "A Magia das Águas", apresentada pelo Teatro do Mar, de Sines, uma parceria com a Câmara Municipal de Sines.




Ainda durante a manhã e toda a tarde, os Jogos Tradicionais voltaram a animar o relvado fronteiriço do museu.





Depois das visitas orientadas às esxposições"O Tempo Resgatado ao Mar" e "África Reencontrada" abriu-se, no interior do museu o ateliê "Histórias, conchas e búzios". Juniores e seniores, evocando a exposição "O Tempo Resgatado ao Mar", elaboraram"mobiles marinhos".





Seguiu-se a inauguração da Exposição Dossiê Evocativa de Frei Manuel do Cenáculo, que contou com a presença do Senhor Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier, do Presidente da Câmara de Sines, Dr. Nuno Mascarenhas, do Director-Geral do Património Cultural, Dr. Nuno Vassallo e Silva, da Directora-Geral da Biblioteca Nacional, Dra. Inês Cordeiro, da Directora Regional de Cultura do Alentejo, Dra. Paula Amendoeira, da Directora da Biblioteca Pública de Évora, Dra. Zélia Parreira, da Vereadora da Câmara Municipal de Sines, Dra. Filipa Faria, do Membro da Direcção do Turismo do Alentejo, Dr. João Cavaleiro Ferreira, do Presidente da Assembleia Geral do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia, Dr. Pedro Roseta e do Director do Museu de Arqueologia Industrial e Tecnologia Tomás Cruz do estado de S. Paulo, Dr. Eduardo Cruz.





O evento foi abrilhantado pelo recital de Música de Modinhas de finais do século XVIII, executado por professores da Escola de Artes do Alentejo Litoral.




As festividades comemorativas do Dia Internacional dos Museus encerraram com os Jogos Tradicionais, que se prolongaram no exterior do museu.  





Sem comentários: