03/07/2014

3ª Reunião Geral EMEE

Entre 23 e 26 de junho decorreu no Museums Quartier, em Viena, a 3ª Reunião Geral do projeto internacional, “EuroVision. Museums Exhibiting Europe” (EMEE), inserido no Programa Culture, da União Europeia, e no qual a Direção-Geral do Património Cultural/Museu Nacional de Arqueologia é um dos parceiros, tendo ali sido representado pelos técnicos Mário Antas e Mafalda Ramos da DGPC/MNA.

Nesta reunião foi discutida e avaliada a execução de dois anos de projeto, procedendo-se à definição das próximas etapas do mesmo. Destaca-se a apresentação dos cinco “EMEE – toolkits”, ferramentas inovadoras e criativas através das quais se pretende, com a sua aplicação nos três museus do consórcio, uma “mudança de perspetiva”, sendo posteriormente alargada aos vários museus que entretanto se associaram ao projeto como parceiros. Recorda-se que os museus que integram o consórcio são o Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa, Portugal), o Museu Nacional de História Contemporânea (Ljubljana, Eslovénia) e o Museu Nacional de História da Bulgária (Sófia).


Na quarta-feira, 25 junho, os participantes no projeto puderam também assistir ao evento público, subordinado ao tema “Vida e Morte - Como atrair ‘não-visitantes’”, pelo grupo de artistas – monochrom, o parceiro austríaco que organizou esta reunião.


Sem comentários: