31/10/2012

Curso de Introdução "As origens do Egipto”

Curso de Introdução "As origens do Egipto”


2 e 3 de Novembro de 2012


Local: Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa

As Origens do Egipto (do Pré-dinástico ao Império Antigo)

Álvaro Figueiredo

No decorrer deste curso de dois dias (das 10h00 às 17h00) teremos oportunidade de analisar os processos que conduziram à formaҫão do estado faraónico no vale do Nilo, entre o final do período Pré-dinástico e o inicio da I Dinastia, e ao desenvolvimento da civilizaҫão egípcia durante o Império Antigo. O curso desenvolve-se em torno dos seguintes temas: 
1. Introduҫão: geografia e clima do Vale do Nilo; 2. As principais fontes históricas e arqueológicas; 3. Primeiros agricultores e desenvolvimento das culturas Pré-dinásticas; 4. A civilizaҫão de Naqada III e a formaҫão do estado faraónico; 5. O primeiro estado unificado (Dinastias I e II); 6. O Império Antigo (Dinastias III-VI); 7. A natureza divina do soberano e a administraҫão do estado faraónico durante o III milénio a.C.;  8. Elites e camponeses: a sociedade egípcia do Império Antigo; 9. Economia, comércio e relaҫões externas com o Levante e a Núbia; 10. Religião, arquitectura e costumes  funerários; 11. Saúde e medicina.


Álvaro Figueiredo estudou Arqueologia do Próximo Oriente Antigo e Egiptologia no Institute of Archaeology, University College London, e língua Árabe na School of Oriental & African Studies, University of London. Bioarqueólogo, especializado no estudo de restos humanos provenientes de contextos arqueológicos, tem vindo ao longo dos anos a colaborar em projectos de investigação arqueológica em Portugal, no Reino Unido e no Próximo Oriente, incluíndo no Egipto onde participou na escavação das necrópoles Pré-dinásticas HK6 e HK43 em Hierakonpolis (el-Kom el-Ahmar). Desde 2007 que colabora no Lisbon Mummy Project, um projecto de investigação radiológica das múmias egípcias na colecção do Museu Nacional de Arqueologia em colaboração com a I.M.I. (Lisboa).


            Inscrição/lugares limitados
Custo:
35,00 euros para estudantes  
50,00 euros para membros do GAMNA / CNC / SPE
75,00 para as restantes inscrições


Informações/Inscrições: 
Adília Antunes
Tel. 21 3620000; Fax. 21 3620016

Sem comentários: