12/06/2017

Entrega dos prémios APOM

No passado dia 9 de Junho, em cerimónia pública muito participada realizada no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, a exposição internacional "Lusitânia Romana. Origem de dois Povos / Lusitania Romana. Origen de dos Pueblos", co-organizada pelo Museu Nacional de Arqueologia e pelo Museu Nacional de Arte Romano (Mérida, Espanha), foi premiada pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia, nas seguintes categorias:

Prémio "Catálogo" - Para o catálogo editado em português. Com revisão de texto e bibliografia por Lívia Cristina Coito, entre outras, concepção gráfica de FBA e produção da IN-CM.

Prémio "Transporte de Património" - Para a circulação de bens culturais entre os Museus Nacionais de Mérida, Lisboa e Madrid e as quase vinte instituições emprestadoras. Esta operação teve como “courier” oficial Ana Isabel Santos e envolveu empresas de transporte como a ITERARTIS e a SIT. A escolta policial foi realizada em Portugal pela Polícia Judiciária e em Espanha pela Polícia Nacional.

Menção Honrosa "Projecto Internacional" - Para o conceito da exposição e para o consórcio de instituições de Portugal e Espanha reunidas para esse fim.

Menção Honrosa "Inovação e Criatividade" - Para os áudio-guias produzidos pela empresa Yourpodcast, a partir de textos adaptados por Isabel Inácio, e com destaque para a locução em latim de Mário Silva, do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  
Estas quatro distinções vêm reconhecer um importante trabalho realizado intensivamente entre 2013 e 2016 - mas que é reflexo de uma actividade de décadas -  desenvolvido por um comissariado científico de investigadores portugueses e espanhóis, um conjunto de autores e técnicos de cinco países e por parte de instituições de Portugal e Espanha que constituíram um consórcio para realizar esta exposição, que se assumiu como um verdadeiro “estado da arte” relativamente ao actual conhecimento sobre a Lusitânia Romana.

Recorde-se que a exposição teve como Comissários Científicos o Prof. Doutor José María Álvarez Martínez, Director do Museo Nacional de Arte Romano, o Prof. Doutor Carlos Fabião, da Faculade de Letras da Universidade de Lisboa, a Profª Doutora Trinidad Nogales Basarrate, também do Museo Nacional de Arte Romano, além do signatário.

Aproveitamos assim a oportunidade, uma vez mais, para agradecer a confiança, o apoio e o empenho de todos - investigadores, técnicos, museus, universidades, empresas e demais instituições, - que estiveram envolvidos na organização desta importante exposição internacional.















Sem comentários: