26/05/2017

Reunião em Tróia

Decorreu anteontem em Tróia uma reunião coordenada pela Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Doutora Fernanda Rollo.

Esta reunião, para além dos representante das instituições portuguesas teve uma delegação da Junta da Extremadura, dirigida pela Secretaria Geral de Cultura, Miriam Cabezas.

Teve como objetivo profundar a colaboração transfronteiriça entre Portugal e Espanha, centrada na região do Alentejo - Extremadura,  com particular enfoque nos domínios da valorização do património, nomeadamente arqueológico, considerando o território em que se inscreve e os propósito das agendas de coesão territorial dos dois países elegendo como projeto-piloto Redes de Cidades da Lusitânia.

Para o encontro foram convidados entidades de referência no plano da investigação, da museologia, da cultura e da gestão territorial de Portugal e Espanha, bem como os investigadores envolvidos na elaboração do documento-proposta ´Cidades Romanas da Lusitânia’. 

Para o encontro foi preparado o documento  “Paisagens Transfronteiriças | Paisajes transfronterizos" que tem por base a reflexão suscitada na reunião anterior em Évora e numa visita à Extremadura, e o texto preparado pelo grupo de trabalho resultante de várias contribuições que continuará a ser aprofundado.

Dentro de um mês haverá nova reunião para apresentação do trabalho por parte dos grupos que foram constituídos para desenvolver os eixos programáticos do projecto.








Sem comentários: