23/06/2015

Inauguração da exposição Arte Copta e do Oriente Cristão



O Museu Nacional de Arqueologia inaugurou, na passada sexta-feira, dia 19 de junho, pelas 18:00 horas, a exposição temporária Arte Copta e do Oriente Cristão.


A exposição

Na cerimónia de abertura estiveram presentes o diretor-geral do Património Cultural, Doutor Nuno Vassalo e Silva, o diretor do Museu, Dr. Antonio Carvalho, o diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Professor Doutor João Lourenço, que usaram da palavra a propósito do inédito evento que foi a inauguração de uma mostra deste género em Portugal. 


António Carvalho, diretor do Museu Nacional de Arqueologia

João Lourenço, diretor da Faculdade de Teologia 
da Universidade Católica de Lisboa

Nuno Vassalo e Silva, diretor-geral do Património Cultural

A cerimónia contou também com a presença do embaixador da República Árabe do Egito, Dr. Ali Elashiry, do presidente da Lusitânia Seguros, mecenas institucional da Direção-Geral do Património Cultural, Dr. Fernando Nogueira, do director do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Hermenegildo Fernandes, do diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, Professor Doutor António Filipe Pimentel, do presidente do ICOM-PT e diretor do Palácio Nacional da Ajuda, Dr. José Alberto Ribeiro, e ainda do conservador do Museu Calouste Gulbenkian, Dr. Jorge Rodrigues, na circunstância representando a diretora daquele Museu, Dra. Maria Rosa Figueiredo.
A exposição, cujo comissário científico é o Professor Doutor Luís Manuel de Araújo, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, constitui parte integrante das Jornadas de Estudos Coptas e do Oriente Cristão, organizadas pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e pela Association Francophone de Coptologie, que se realizaram de 18 a 20 de junho. Sublinhe-se ainda a presença do Professor Doutor Adel Sidarus, da Universidade de Évora e membro da Association Francophone de Coptologie, que integrou a comissão executiva das Jornadas.
Coincidindo com a abertura da exposição, que exibe objetos evocativos do cristianismo copta, do cristianismo etíope, do cristianismo arménio e do cristianismo moçárabe, foi lançado o respetivo catálogo, cuja edição se tornou possível com o apoio da Associação Cultural de Amizade Portugal-Egipto, da Associação Portuguesa de Orientalismo e sobretudo de El Corte Inglês.
Depois de inaugurada oficialmente a exposição seguiu-se uma conferência subordinada ao tema «Reflexos da arte egípcia na iconografia copta», a cargo do comissário científico, que contou com a presença de mais de centena e meia de pessoas a quem foi proporcionado, no final, um Porto de Honra com o patrocínio dos Pastéis de Belém e do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia.

Luís Manuel de Araújo e Adel Sidarus

Conferência no Salão Nobre


Sem comentários: