16/03/2015

Simpósio EAC "Quando Valletta e Faro se encontram". A realidade da arqueologia europeia no século XXI



Entre 18 e 21 de março realiza-se no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa o Simpósio "Quando Valletta e Faro se encontram." 

A realidade da arqueologia europeia no século XXI. O simpósio do EAC centra-se na análise das diferentes formas de desempenho de arqueologia preventiva em toda a Europa, que nas últimas décadas se desenvolveu face às exigências impostas pelas políticas territoriais, conjugando os contributos da arqueologia estatal, privada ou comercial. 

Pretende-se realizar um diagnóstico das experiências nos diferentes estados europeus, com o intuito de promover um aconselhamento mais informado sobre a adequação e aplicação das políticas culturais às diversas realidades nacionais.

Nesse sentido, impõe-se uma reflexão sobre a aplicação dos princípios da Convenção de La Valletta, numa abordagem integrada com o conceito de comunidades patrimoniais, constantes da Convenção de Faro, procurando fomentar novas estratégias face aos desafios do século XXI para a gestão do património cultural. 

O encontro é composto por um Seminário sobre a gestão de Arquivos Arqueológicos, da responsabilidade do EAC Archaeological Archives Working Group, a Assembleia Geral do EAC (sessão exclusiva para membros do EAC) e o 16º Simpósio de Gestão Patrimonial.

Sem comentários: