28/09/2014

Jornadas Europeias do Património

Os nossos parceiros do CNANS (Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática) desenvolvem desde ontem actividades para crianças.







27/09/2014

Jornadas Europeias do Património

Estão hoje a decorrer no MNA as actividades comemorativas das Jornadas Europeias do Património.
Os nossos parceiros do Projecto Estela apresentam a actividade para famílias, "Cada Estela, Uma Tela", na qual os visitantes são convidados a escrever uma tela com a Escrita do Sudoeste.










A equipa EMEE do Museu Nacional de Arqueologia está presente nas comemorações com jogos de memória e teste de conhecimentos, após os visitantes percorrerem as exposições.







Os visitantes têm ainda ao dispor um computador onde podem testar online alguns dos jogos desenvolvidos por esta equipa.






26/09/2014

Concurso de fotografia no MNA "As Rotas de Frei Manuel do Cenáculo"



No bicentenário da morte de Frei Manuel do Cenáculo, o Museu Nacional de Arqueologia relembra essa figura impar do Iluminismo Português. Percursor dos museus públicos portugueses e um dos “pais” fundadores da Arqueologia Portuguesa.

A ele se deve a recolha, escavação e a promoção de estudos em alguns dos mais importantes sítios arqueológicos do Centro/Sul de Portugal. 

Através deste concurso de fotografia o Museu Nacional de Arqueologia procura, assim, homenagear e relembrar esta importante figura da cultura portuguesa, relacionando-a directamente com algo tão caro e importante para o Prelado: a imagem.

Uma pequena exposição evocativa de Frei Manuel do Cenáculo, patente no MNA e elaborada em parceria com a Câmara Municipal de Sines, associada a um roteiro que assinala alguns dos locais que marcantes na vida desta personalidade, é o mote de partida para o presente concurso de fotografia.

A página oficial deste concurso pode ser consultada aqui.

25/09/2014

Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática no MNA, no âmbito das Jornadas Europeias do Património

Durante os dias 27 e 28 de Setembro, o Museu Nacional de Arqueologia e o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática, da Direcção Geral do Património Cultural, promovem quatro actividades lúdicas para famílias, ligadas à arqueologia náutica e subaquática. Debaixo de água é preciso ajuda para realizar os trabalhos arqueológicos, mas também para andar e respirar. Assim, propomos que se descubram as soluções encontradas, através de quatro actividades. Como recordação, os participantes recebem um certificado pela sua participação.

Mais informações: Museu Nacional de Arqueologia, 213 620 000.




Jornadas Europeias do Património


No próximo fim de semana venha ao Museu Nacional de Arqueologia participar nas comemorações das Jornadas Europeias do Património. Entre o conjunto diversificado de actividades que temos para si, convidamo-los a participar no Ateliê Lúdico-Educativo "Uma Estela, Uma Tela".

19/09/2014

Inauguração da exposição "Ruinosos Momentos de Gloriosos Monumentos"

Foi inaugurada no dia 18 de Setembro, perante numerosa audiência, a exposição fotográfica "Ruinosos Momentos de Gloriosos Monumentos".

Aspecto da exposição

Esta exposição, da autoria de Gastão de Brito e Silva, traça um retrato de um património arruinado, onde se incluem edifícios que outrora tiveram funções religiosas, militares, de residências particulares, entre outras. A exposição é um grito de alerta contra a incúria que permite que, aos poucos, edifícios esplendorosos caiam em penosa ruína e, futuramente, permaneçam apenas em memórias gravadas em telas e fotografias. 

Esta exposição insere-se no Projecto Ruinarte, que deu origem ao blog com o mesmo nome, que pode ser visto aqui.

Visita guiada à exposição

Após a visita guiada à exposição feita pelo autor da mesma, decorreu a apresentação do livro de Gastão de Brito e Silva "Portugal em Ruínas", editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e com texto introdutório do Historiador de Arte, Vitor Serrão.

Apresentação do livro - Aspecto da mesa

Usaram ainda da palavra: 
pelo Museu Nacional de Arqueologia, o Director, Dr. António Carvalho;
pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, o Director de Publicações, Dr. António Araújo.

Apresentaram o livro, além de Vítor Serrão, Luís Raposo, Técnico Superior do Museu Nacional de Arqueologia.

Apresentação do livro - Aspecto do público




18/09/2014

Noite Europeia dos Investigadores 2014



A Universidade de Lisboa, a Universiadde de Coimbra e a Câmara Municipal de Lisboa coordenam a iniciativa Noite Europeia dos Investigadores, subordinada ao tema "CITSCI - CITIZEN SCIENCE: estabelecer ligações entre a investigação e a sociedade em Portugal", e na qual o MNA, tido como o maior centro de investigação em Museus, se fará representar pelo seu Laboratório de Conservação e Restauro de Materiais Arqueológicos.

As actividades, no dia 26 de Setembro em Lisboa, centralizam-se no Museu Nacional de História Natural e da Ciência/Universidade de Lisboa (MUHNAC), a partir das 18h:00. Para mais informações, consulte a página do MUNHAC e as páginas do evento aqui e aqui.

Pode também acompanhar as actividades no Facebook, Twitter e Instagram.

Programa Educativo do Museu Nacional de Arqueologia / 2014-2015

Conheça o Programa Educativo do Museu Nacional de Arqueologia para o ano lectivo de 2014/2015.


Clique aqui para aceder ao Programa Pré-Escolar

Clique aqui para aceder ao Programa Escolar

16/09/2014

Peça do mês de Setembro

O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) possui um acervo de muitos milhares, na verdade centenas de milhares de objectos. Provêm eles de intervenções arqueológicas programadas ou de achados fortuitos, tendo sido incorporados por iniciativa do próprio Museu ou por depósito ou por doação de investigadores e coleccionadores.
Todos os períodos cronológicos e culturais, e também todos os tipos de peças, desde a mais remota Pré-História até épocas recentes, neste caso com relevo para as peças etnográficas, estão representadas no MNA. Às colecções portuguesas acrescentam-se as estrangeiras, igualmente de períodos e regiões muito diversificadas.
O MNA é ainda o museu português que possui no seu acervo a maior quantidade de peças classificadas como "tesouros nacionais".
Existe, pois, sempre motivo de descoberta nas colecções do Museu Nacional de Arqueologia e é esse o sentido da evocação que fazemos, em cada mês que passa.


PEÇA DO MÊS COMENTADA
Machado Mirense, Nº Invº 2005.180.1
Vale da Telha, Alzejur

A apresentar por Luís Raposo, em 20 de Setembro de 2014, às 15h



O Machado Mirense é uma das peças mais características, e também mais enigmáticas, da Pré-História Portuguesa. Possui uma distribuição geográfica limitada, já que se encontra somente no litoral, entre as embocaduras dos rios Sado e Guadiana, com forte concentração junto ao estuário do Rio Mira - e daí o seu nome. Pensou-se outrora que poderia datar do Paleolítico, sendo uma peça para usar na mão, tal como o biface ou o machado dessas épocas. Por isso se chama "empunhadura" ao seu cabo e "cabeça" à sua parte activa. Mas sabemos hoje que data de épocas mais recentes, podendo estender-se desde o Mesolítico até talvez à Idade do Bronze. Neste contexto, tratar-se-ia de uma ferramenta encabada, para usar em actividades agrícolas ou de marisqueiro, por exemplo, na escavação de solos lamacentos, na recolha de bivalves. Este tipo de machados agrícolas, fabricados por talhe e bojardagem da pedra, antepassados talvez do machado de pedra polida, encontram-se em quase todas as culturas do Neolítico Inicial da bacia do Mediterrâneo e do resto do Mundo. Em Marrocos, são conhecidas peças muito idênticas ao machado mirense, por vezes às centenas e até aos milhares, em sítios arqueológicas do Neolítico, sendo aí ligadas ao trabalho da terra e à extracção de recursos como o sal.

Machado Mirense de tipo clássico
Grauvaque
Alt. 11cm; Comp. 21,5cm; Esp. 2,8cm
Publ: Raposo e Penalva, 1987

Museu Nacional de Arqueolgia - Sala Bustorff. Entrada livre

08/09/2014

Filmagens na exposição "O Tempo Resgatado ao Mar"







Uma equipa de filmagens esteve no dia 8 de Setembro, no Museu Nacional de Arqueologia. 

O intuito das filmagens foi o de recolher imagens da exposição “O Tempo Resgatado ao Mar”, especificamente de peças relacionadas com os naufrágios das naus Nossa Senhora dos Mártires e San Pedro de Alcântara, a serem transmitidos futuramente na RTP Internacional, no programa “História, História”, do historiador, o Professor Fernando Rosas.





05/09/2014

Congresso Internacional das Ciências Pré-Históricas e Proto-Históricas


Está a decorrer o Congresso Mundial da União Internacional das Ciências Pré-Históricas e Proto-Históricas, em Burgos.
Como é visível, um artefacto do MNA, o báculo da Anta nº4 da Herdade das Antas, com o número de inventário 989.29.1, é o logotipo deste prestigiado congresso internacional.
Mais se informa que o Dr. Luís Raposo, do MNA, está presente e é vice presidente da mesa intitulada "BIFACE TOOLS IN THE MIDDLE PALAEOLITHIC OF WESTERN EURASIA: typo-technological variability and spatial-temporal trends", em que apresentou uma comunicação intitulada BIFACE OR CORE? An intriguish artifact from the Middle Palaeolithic assemblage of Foz do Enxarique (Ródão, Portugal).


Clique na imagem para aceder à ficha da peça

Inauguração da exposição "Ruinosos Momentos de Gloriosos Monumentos" e apresentação do livro "Portugal em Ruínas" de Gastão de Brito e Silva

Carregue na imagem para ampliar

No dia 17 de setembro pelas 18h, é inaugurada  a exposição "Ruinosos Momentos de Gloriosos Monumentos" e  a apresentação do livro "Portugal em Ruínas" de Gastão de Brito e Silva

03/09/2014

Abel Viana - paixão pela arqueologia em Vila Viçosa a 27 de setembro



O Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia associa-se a esta iniciativa e proporciona transporte desde o MNA a todos os interessados em participarem neste encontro dedicado à figura ímpar de Abel Viana. Os lugares estão limitados à capacidade do transporte. Para mais informações e reservas contactar: grupoamigos@mnarqueologia.dgpc.pt