24/04/2014

Dia do Museu Nacional de Arqueologia

Em 2014, foi instituído, pela primeira vez na história do Museu Nacional de Arqueologia, o Dia do Museu Nacional de Arqueologia.

Passará a celebrar-se a 22 de Abril. Recorde-se que foi a 22 de Abril de 1906 que abriu ao público no Mosteiro dos Jerónimos o então Museu Etnológico  Português, por ocasião da realização, em Lisboa, do muito concorrido e divulgado XV Congresso Internacional de Medicina.

Esta data situada cronologicamente entre o dia 18 de Abril - Dia Internacional de Monumentos e Sítios -, e o dia 18 de Maio - Dia Internacional dos Museus -, vai anualmente servir de elo de ligação a duas celebrações, que no caso do Museu Nacional de Arqueologia fazem especial sentido, pois trata-se de Museu Nacional instalado num Monumento Nacional, absolutamente icónico e com estatuto de Património da Humanidade.

Para esta primeira edição, e no espírito da celebração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios (18 de Abril) este ano subordinado ao tema "Lugares de Memória", preparámos uma sessão a propósito do "lugar".

Para a iniciativa, realizada em parceria com a Caleidoscópio, foram convidadas as Historiadoras de Arte Maria João Batista Neto e Clara Moura Soares que proferiram a palestra conjunta "Mosteiro dos Jerónimos: Arte, Memória e Idemtidade", as quais são também autoras do recentemente editado livro homónimo.


A abrir a sessão usaram da palavra o Director do Museu Nacional de Arqueologia, António Carvalho e o Editor da Caleidoscópio, Jorge Ferreira.



Após a conferência, um participado debate com as autoras e o público foi animado por Luís Raposo, que no passado tinha também já estudado, com assinalável detalhe, o processo de evolução e instalação do Museu "do Homem Português" na "ala oitocentista" do Mosteiro dos Jerónimos.


Sem comentários: