30/07/2012

CHE - Educação para a Cidadania e História: conclusões do projecto Europeu.



A identidade sócio política dos futuros cidadãos da Europa  forma-se ma escola através das disciplinas de "História", "Política / Educação Cívica" e / ou "Estudos Sociais / Cultural".Neste sentido, os professores destas disciplinas  devem desenvolver  aptidões nos alunos e competências para a cidadania democrática, o diálogo intercultural, entendimento mútuo e tolerância.
Durante os últimos três anos, o projeto LLL (AC1)  "Avaliação, estruturas tutoriais e formação inicial de professores de alunos estagiários nos assuntos políticos / Educação Cívica, Estudos Sociais / História Cultural e na Europa - um estudo comparativo" recolheu dados sobre princípios, estruturas e padrões de formação inicial de professores nas disciplinas referidas em diferentes países da  Europa. Membros de mais de 30 universidades e instituições europeias de Leste e Oeste, Norte e Sul, incluindo a Federação Russa, Ucrânia e Turquia, preencheram um questionário minucioso no que diz respeito à situação da formação inicial de professores (ITT), no seu país.
Este é o primeiro estudo comparativo sobre a formação de professores em Educação para a Cidadania e História, que inclui não apenas a análise das respostas do questionário, mas também o resultado dos quatro grupos temáticos de trabalho: todos os parceiros e especialistas participaram nesta qualitativa pesquisa em diferentes áreas de interesse (prevenção de conflitos - uma análise dos conflitos, a interdisciplinaridade - história e educação cívica, a mídia didática - análise de mídia, desenvolvimento profissional dos estagiários de história e educação cívica).
O MNA esteve representado por Mário Nuno Antas que fez parte de um grupo de trabalho de mídia didática que investigou e analisou dentro deste projecto, a didáctica da comunicação em História, numa perspectiva global que abrange a Arqueologia, História da Arte e Museologia
Juntamente com o estudo, será publicada em dezembro de 2012, uma pequena brochura com os resultados do mesmo.


Para encontrar mais informações sobre o projeto, visite o portal web:   
http://www.che.itt-history.eu/

Sem comentários: