" É também a partir de um projecto já em desenvolvimento que o Museu Nacional de Arqueologia integra a rede EuroVision, com oito parceiros e perto de 2 milhões de euros para cinco anos. É "um projecto ambicioso", diz Mário Antas, coordenador nacional do projecto que visa redinamizar os espólios de museus que constituem "o património comum e transversal europeu".
Um dos passos do processo é uma exposição itinerante com peças de museus que trabalham períodos históricos diferentes. No fim do projecto - que começa em Junho deste ano e termina em 2016, espera o Museu de Arqueologia que com uma conferência em Lisboa - deverá ter-se criado uma plataforma digital que os espólios em "objectos vivos e experienciados de outra forma", abandonando "as leituras regionais ou nacionais que agora têm".
A ideia de fundo, diz Mário Antas, é "que passemos a focar-nos na dimensão europeia dos artefactos que constituem os museus". "A Europa é uma construção artificial feita, também, de outras culturas."
in jornal o Público, 10 Abril de 2012, jornalista Tiago Bartolomeu Costa
Para ler artigo completo carregue aqui |
1 comentário:
Mais uma excelente notícia. Só assim os museus poderão ter algum dinheiro para fazerem exposições. É desta que o MNA terá uma exposição apelativa na galeria principal? Margarida Carvalho
Enviar um comentário