03/11/2010

As múmias do MNA são notícia na National Geographic Portugal de Novembro.

Imagem do Sítio da National Geographic Portugal  referente à edição nº 116, Novembro de 2010

As múmias humanas da colecção de Antiguidades Egípcias do Museu Nacional de Arqueologia são notícia na edição de Novembro da National Geographic Portugal, páginas 38 a 43. A reportagem caracteriza o projecto Lisbon Mummy Project (LMP) e revela  alguns dados interessantes sobre o estudo efectuado por TAC Multicorte (MDCT). 
Neste artigo são adiantados alguns dos resultados já conhecidos:
- A múmia sem sarcófago e sem nome, identificada como (M1) no artigo, "mostra anomalias ósseas e musculares ainda não esclarecidas". Corresponde a um indivíduo do sexo masculino que viveu no Período Ptolemaico,  teria 40 a 50 anos e mediria 1,66m (pg. 42).
- No sarcófago, o crânio de  Pabasa  (M2) parece aconchegado por uma espécie de almofada cerimonial para  a cabeça (pg. 39). Pabasa viveu no Período Tardio ou Ptolemaico. Teria 30 a 40 anos, mediria 1,62m e apresentava uma lesão no tornozelo esquerdo que lhe causaria dores ao andar (pg. 42).
- Irtieru (M3) viveu no Terceiro Período Intermediário. Teria entre 20 a 30 anos e mediria 1,71m. Apresenta anomalias nas cabeças dos fémures e teria uma anomalia congénita que lhe limitava a amplitude do movimento das ancas (p.42).
Para mais informações, aconselhamos a leitura completa do artigo.

2 comentários:

Francisco Sousa disse...

Na sequência do meu comentário colocado no vosso anterior post, quero deixar uma palavra de louvor à equipa que mantém e gere o blog, pela celeridade com que colocaram informações complementares sobre os resultados do Lisbon Mummy Project. Esta nova vossa publicação será, sem dúvida, motivo para comprar a National Geographic deste mês e fazer uma nova visita ao vosso museu para observar, com outro olhar as múmias que o museu tem para fruição dos visitantesinteressados.

Os meus parabéns à equipe.

Vera Silva disse...

Vi aqui a notícia no blogue e fiquei bastante interessada. Comprei a revista e gostei de ler e ver as imagens. penso que estão todos de parabéns.