21/05/2008

O Museu Nacional de Arqueologia foi o mais visitado na Festa dos Museus!

De acordo com os dados oficiais fornecidos pelo Instituto dos Museus e da Conservação - IMC, I.P., o Museu Nacional de Arqueologia foi o mais visitado na Festa dos Museus com cerca de 11.548 visitantes, mais concretamente 3.508 visitantes na noite dos Museus (17 de Maio) e 8.040 visitantes no Dia Internacional dos Museus (18 de Maio).
Uma vez mais, o MNA e em particular o seu Serviço Educativo gostaria de agradecer de uma forma muito especial a todos monitores, colaboradores, parceiros, artistas e visitantes que tornaram possível este resultado.


Publica-se na íntegra:


BALANÇO DAS FESTAS DOS MUSEUS E PALÁCIOS

Instituto dos Museus e da Conservação – IMC, I.P.

20 de Maio de 2008


Mais um ano, mais uma festa à volta dos museus e palácios no passado fim-de-semana a celebrar o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus.

Museu e palácios dependentes do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) celebraram esta data um pouco por todo o país, desenvolvendo iniciativas dirigidas a todos os segmentos de público que tiveram entrada gratuita na noite de 17 e durante o dia 18 de Maio.

Foi o pretexto para visitas guiadas, exposições, ateliês lúdico-didácticos, concertos, peças de teatro, dança, gastronomia e muitas outras actividades associadas à celebração em 2008 do Ano Europeu do Diálogo Intercultural.

As festas dos Museus apresentaram resultados idênticos aos do ano passado, com 51.485 visitantes na totalidade dos Museus do IMC, sendo que em 2007, o total de visitantes tinha sido de 51.787 e 50.802 em 2006.

Para o maior impacto desta iniciativa em muito contribuiu a adesão dos Palácios Nacionais, que, pela primeira vez, se associaram às comemorações da Noite e do Dia Internacional dos Museus. Assim, em 2008, nos dias 17 e 18 de Maio, o número total de visitantes dos museus e palácios do IMC, foi de 67.062. O Paço dos Duques e os Palácios Nacionais de Sintra, Ajuda, Queluz, Mafra registaram nestes dois dias, um total de 15.577 visitantes.

Quanto ao dia 18 de Maio, e no o que se refere aos museus, o Museu Nacional de Arqueologia destacou-se com 8.040 visitantes, seguido do Museu Nacional dos Coches com 4.500 e do Museu Nacional de Arte Antiga com 2.423.

Relativamente aos palácios, o Paço dos Duques apresentou o maior número de entradas com 2.968 visitantes logo seguido do Palácio Nacional de Sintra com 2.593.

Em relação à Noite dos Museus, o Museu Nacional de Arqueologia registou o maior número de entradas com 3.508 visitantes, seguido do Museu Nacional dos Coches com 2.032 e do Museu Nacional do Azulejo com 1.927 visitantes.

No dia 17 de Maio, o Palácio Nacional de Sintra foi o mais visitado com 2.075 entradas, seguido do Paço dos Duques com 1.888.

Para o sucesso destas iniciativas foi determinante o envolvimento das equipas dos museus e palácios, assim como o apoio de inúmeras entidades que estabeleceram parcerias e deram um contributo decisivo para a diversidade dos eventos realizados na Noite e no Dia Internacional dos Museus.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns à equipa pelos resultados obtidos.

Anónimo disse...

Toda a equipa do MNA está de parabéns pelo seu incansável trabalho. Em cada ano que passa a Festa dos Museus tem sido um evento cada vez mais significativo para todos os que de algum modo colaboram com a instituição. Esperamos que seja igualmente marcante para todos os que visitam o MNA. A Festa dos Museus é uma festa que é de todos: museus e visitantes. Assim, esta festa para celebrar o património que nos pertence a todos quer-se, cada vez mais, um evento inter-cultural. Nesse sentido o MNA tem apostado muito na variedade de artistas que tem trazido para as suas comemorações, o que valoriza muito todo o seu empenho.
Mais uma vez muitos parabéns e esperamos a continuação de um bom trabalho.

Anónimo disse...

Parabéns a toda a equipa e continuem o bom trabalho:)
Talvez no próximo ano lectivo, eu aí vá com os meus alunos ;)