26/08/2014

Membros do GAMNA visitaram a Indonésia e Timor



No presente mês de Agosto um grupo do GAMNA realizou uma viagem à Indonésia e a Timor. Em Timor tiveram oportunidade de estabelecer contactos com alguns profissionais do AMRT (Arquivo-Museu da Resistência Timorense).




O grupo do GAMNA registou o momento com Álvaro Vasconcelos, o responsável do Departamento Educativo do AMRT. Durante o encontro foram discutidas possíveis ações futuras de cooperação entre o MNA e o AMRT, sob direção de Antonino Alves “Hamar” que esteve presente no VI Encontro de Museus de  Países e Comunidades de Língua Portuguesa que se realizou em Lisboa em 2011.

20/08/2014

Afluência de público ao Museu Nacional de Arqueologia

Nos últimos dias temos assistido a filas à porta do Museu Nacional de Arqueologia. Tal facto está directamente relacionado com o aumento do número de turistas que visita Lisboa nesta época do ano.






Assim, as bilheteiras têm registado um considerável aumento da procura de ingressos, facto que aqui assinalamos com agrado.

Estamos a trabalhar para dar uma resposta cada vez mais eficaz, fazendo diminuir o tempo de espara de todos aqueles que nos procuram e visitam.

19/08/2014

In Memoriam... assinala-se hoje o bileminário da morte de Augusto


Assinala-se hoje o bimilenário da morte de Augusto.




Após o assassinato de Júlio César, Caio Octaviano, Marco António e Lépido formaram o segundo triunvirato e derrotaram os assassinos de César. O triunvirato foi dissolvido pelas ambições conflituosas dos seus membros. Lépido foi exilado e Marco António cometeu suicídio após a derrota na batalha de Áccio.

O reinado de Augusto iniciou um período de relativa paz conhecida como Pax Romana. Augusto aumentou o império, anexando o Egipto, Dalmácia, Panônia, Nórica e Récia, e expandiu as possessões da África e da Germânia e completou a conquista da Hispânia.

Augusto morreu a 19 de Agosto de 14 d. C..




13/08/2014

Missão arqueológica em Fez, Marrocos

De acordo com o pedido de apoio solicitado pelo Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL) ao MNA, deslocou-se à cidade de Fez, Marrocos, a técnica de Conservação e Restauro, Margarida Santos, para fomentar e orientar o trabalho da estagiária Rute Chaves, estudante de mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL. O trabalho consiste no tratamento de um conjunto de materiais cerâmicos, composto por cerca de meia centena de peças com cronologia situada entre o séc. XIII e XVIII, provenientes de uma escavação arqueológica na cidade de Azamor, coordenada por André Teixeira e Azzeddine Karra.


Reunião de trabalho e apresentação da equipa já em Marrocos


Nesta primeira fase fez-se a seleção dos materiais a intervencionar e iniciou-se o trabalho de conservação e restauro, propriamente dito, com o registo fotográfico de cada peça antes da intervenção, preenchimento das fichas de conservação e restauro com o respectivo diagnóstico, teste de dessalinização, separação dos fragmentos e limpeza.


Seleção de materiais


Aspeto interessante a considerar são as condições ambientais envolventes. Apesar do edifício possuir ar condicionado, os valores de temperatura média registados são de 28ºC e humidade relativa de 38%, portanto temperatura elevada e humidade relativa demasiado baixa, que condicionam sobretudo a seleção de produtos, sua preparação e aplicação, o que constitui um exercício interessante de aprendizagem.


Início do trabalho de conservação


11/08/2014

Roteiro bilingue da exposição "O TEMPO RESGATADO AO MAR"

Acaba de ser publicado o roteiro bilingue da exposição "O Tempo Resgatado ao Mar". 
Esta edição encontra-se à venda na loja do Museu Nacional de Arqueologia, pelo preço de 11,00 €.






Artigo de António Valdemar no jornal Público sobre José Leite de Vasconcelos - As raízes de Portugal em tempo de crise

Clique com o botão direito sobre a imagem para a abrir num novo separador