29/10/2013

Última sessão do curso Museum Mediators realiza-se no MNA



A última sessão de trabalho do curso Museum Mediators decorrerá no Museu Nacional de Arqueologia no dia 4 de Novembro.  Esta acção conta com a presença de 25 mediadores de museus de vários países europeus.

O S. de Projectos e Comunicação é responsável pela condução desta sessão e irá fazer a apresentação do Projecto EMEE 



e da Rede dos Clubes de Arqueologia.





23/10/2013

EMEE Project: Eurovision Museums Exhibiting Europe

A equipa portuguesa do Projecto EMEE: Eurovision Museums Exhibiting Europe está a desenvolver um conjunto de actividades que passam por pôr em prática o conceito de Mudança de Perspectiva (COP: Change Of Perspective). 

Este conceito passa por três grandes componentes: 
1. - Reinterpretação dos objectos e dos museus;
2. - Participação e activação dos públicos dos museus;
3. - Alargar as perspectivas, incluindo as ideias de todos os que visitam os museus.

Neste sentido convidamos todos a contribuírem com ideias sobre o que vos sugere a seguinte imagem:



Aguardamos a vossa participação...


Siga o EMEE no Facebook

22/10/2013

Saxa Scripta - Curso de Introdução

CURSO DE INTRODUÇÃO

“Saxa scripta”

25 E 26 DE oUTUBRO DE 2013

2º curso de introdução à epigrafia romana

Pedro Marques

Saxa Scripta, as pedras escritas, as pedras que os Romanos escreveram com dedicatórias aos deuses e aos imperadores, com homenagens aos defuntos e a pessoas importantes, para marcar as distâncias entre locais. Mas os Romanos escreveram igualmente em mosaicos, registaram as suas leis em tábuas de bronze, marcaram as suas produções cerâmicas com o então Made in .... O que dizem efectivamente estes monumentos milenares? O que quereriam transmitir aqueles Romanos que viveram neste local onde nós vivemos hoje e ao qual chamamos Portugal? Neste curso iremos aprender a ler inscrições romanas e a decifrar os seus significados.
 Pretende-se que os participantes adquiram os conhecimentos necessários quanto à abordagem das  fontes materiais e a compreender a temática e as suas problemáticas.


O curso é dirigido a todos os interessados na temática, estando planificado de modo a permitir a aquisição dos conhecimentos por um público não especializado.

Local: Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa

Docente: Mestre Pedro Marques
Local: Sala Bustorff do Museu Nacional de Arqueologia, Praça do Império, Lisboa

Custo: 75,00 euros;
50,00 euros para membros do GAMNA / CNC / SPE
35,00 euros para estudantes e 2ºs familiares de membros do GAMNA

Inscrição/lugares limitados

Informações/Inscrições
D. Adília Antunes
Tel. 21 3620000; Fax. 21 3620016
E-mail: grupoamigos@mnarqueologia.dgpc.pt

15/10/2013

Peça do mês de Outubro

O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) possui um acervo de muitos milhares, na verdade centenas de milhares, de objectos. Provêm eles de intervenções arqueológicas programadas ou de achados fortuitos, tendo sido incorporados por iniciativa do próprio Museu ou por depósito ou por doação de investigadores e coleccionadores.

Todos os períodos cronológicos e culturais, e também todos os tipos de peças, desde a mais remota Pré-História até épocas recentes, neste caso com relevo para as peças etnográficas, estão representados no MNA. Às colecções portuguesas acrescentam-se as estrangeiras, igualmente de períodos e regiões muito diversificadas.

O MNA é ainda o museu português que possui no seu acervo a maior quantidade de peças classificadas como “tesouros nacionais”.

Existe, pois, sempre motivo de descoberta nas colecções do Museu Nacional de Arqueologia e é esse o sentido da evocação que fazemos, em cada mês que passa, e renovadamente no ano de 2013, em que o MNA celebra o seu 120º aniversário de fundação.

A Peça do Mês de Outubro
Apresentação por João Almeida e Julião Sarmento, em 19 de Outubro de 2013 às 15h
CABEÇA DE ALFINETE COM REPRESENTAÇÃO FEMININA (Nº 2011.61.1)

TRÓIA – GRÂNDOLA, SETÚBAL.

Entre as décadas de 40 e 60 do séc. XX foi escavada em Tróia uma importante necrópole romana cuja cronologia de utilização compreende grosso modo, os séculos I e VI d.C.
Durante estes trabalhos arqueológicos, sob a direcção do antigo Director do MNA, Manuel Heleno Júnior, foi descoberta junto de uma destas estruturas funerárias uma pequena figura feminina de osso que conserva ainda o torso e parte dos membros inferiores. Esta pequena peça deverá ter sido o motivo central de um alfinete de cabelo embora não seja de descartar a hipótese de se tratar de um elemento decorativo de um instrumento de fiação, como aliás se conhece outro exemplar de Tróia. A relação com outros materiais perfeitamente datáveis, a presença de vestígios de cinzas no local descrito e a sua representação indicam uma datação em torno do séc. I d.C. Os traços desta pequena escultura, talhada com grande precisão e realismo, aproximam-na das representações coevas de Vénus, cópias dos modelos da Afrodite grega muito populares na época.






Outros enterramentos em Tróia sugerem uma relação entre o género feminino sepultado e alguns objectos relacionados com esta divindade, cujo simbolismo extravasa largamente os conceitos associados de beleza e erotismo.

Esta peça, que se encontrava “adormecida” nas reservas do MNA até há poucos anos, foi “acordada” pela investigação arqueológica de João Almeida.
No ano em que se assinalam os 40 anos de carreira de Julião Sarmento - um dos nossos artistas plásticos com maior projecção internacional e cuja obra mergulha frequentemente no universo feminino - propõe-se um diálogo entre a perspectiva que um arqueólogo e um artista têm perante o mesmo objecto.
Poderemos falar em arte e beleza universal? Terá esta magnifica figura tido há dois mil anos o mesmo impacto visual que tem nos dias de hoje?

10/10/2013

EMEE Portugal na fachada do MNA

Na fachada do Museu Nacional de Arqueologia estão patentes dois telões de exposições recentemente inauguradas, feitas com a colaboração da equipa do EMEE Portugal.





07/10/2013

13º ciclo de conferências Arqueologia e Antropologia: territórios d fronteira


Inauguração da Exposição Fotográfica "Síria - Um olhar"

Inaugurou no passado dia 4 do corrente, com assinalável afluência de público, a exposição fotográfica de Marina Gorlier, "Síria - Um olhar", de Marina Gorlier, com textos de Álvaro Figueiredo. 

Marina Gorlier falando na inauguração 

Aspecto da exposição

Palestra de Álvaro Figueiredo

Palestra de Álvaro Figueiredo 

A exposição estará patente no auditório do Museu Nacional de Arqueologia até ao final do mês de Outubro.

04/10/2013

Reunião sobre acessibilidade ao Mosteiro dos Jerónimos


A fim de discutir a acessibilidade ao Museu Nacional de Arqueologia e ao Mosteiro dos Jerónimos, teve lugar neste museu um encontro entre os directores destes espaços, museologistas, especialistas em museus, técnicos e arquitectos.

Reunião no Salão Nobre do MNA

Ponto de entrada para quatro instituições: MNA, Igreja dos Jerónimos, Mosteiro dos Jerónimos e Biblioteca Central da Marinha

Escada de acesso ao segundo piso do Claustro do Mosteiro

01/10/2013

Convite para inauguração de exposição fotográfica e painel-debate


Masterclass de Sacabuxa e Música Antiga



Realizou-se no Museu Nacional de Arqueologia,  nos passados dias 25 e 26 de Setembro, o Masterclass de Sacabuxa e Música Antiga sob coordenação de David Yacus.
O projecto Eurovision associou-se a esta iniciativa e desafiou os músicos a fazerem pequenas actuações (Happenings) no museu surpreendendo os visitantes.


Actuação na entrada junto à Igreja dos Jerónimos

Actuação nas "Religiões da Lusitânia"

Actuação nas "Religiões da Lusitânia"


Actuação na entrada do museu

Ensaio