28/06/2012

RTP volta a exibir documentário sobre as múmias do MNA


O documentário intitulado "À descobertas das múmias" exibido recentemente na RTP 2 (9 de Junho) vai ser reexibido no dia 11 de Julho às 23h na RTPi e RTPi Àsia.


Trata-se de uma oportunidade a não perder para ver ou rever este importante documentário.

20/06/2012

EDUCAÇÃO CÍVICA PARA A HISTÓRIA - Um projecto Europeu em que o MNA participa

Carregue na imagem para ampliar

Realizou-se em Viena o último seminário do projecto Europeu “CHE – Civic and History Education”, coordenado pelo Departamento de Didáctica da História, Estudos Sociais e Formação Cívica da Universidade de Viena (Áustria), apoiado pelo ERSTE Stiftung e pelo programa Lifelong Learning da Comissão Europeia, no qual o MNA participa.

Partindo do conceito de que um museu de arqueologia constitui acima de tudo um instrumento de educação cívica para a história, o MNA participa activamente no neste projecto que faz um estudo comparativo sobre avaliação, estruturas tutorais e formação inicial de Professores em Educação Cívica e Política, Estudos Sociais e Culturais e História na Europa.

Este projecto contou com representantes de 33 países e 40 instituições (29 Instituições universitárias, 3 associações internacionais, 2 associações de professores, 2 ministérios, 2 museus, uma academia e o Conselho da Europa).

O MNA esteve representado por Mário Nuno Antas que fez parte de um grupo de trabalho que investigou e analisou dentro deste projecto, a didáctica da comunicação em História, numa perspectiva global que abrange a Arqueologia, História da Arte e Museologia.

As conclusões deste estudo serão apresentadas a nível Europeu no início de 2013. É intenção dos participantes estabelecer uma rede entre as instituições que continue o estudo da História e educação cívica numa perspectiva de estudo comparativo mais globalizante que inclua vários tipos de instituições europeias de (escolas, universidades, ministérios, academias, museus) que contribuem para a construção da educação na Europa.

 
Contactos: mnarq.marioantas@imc-ip.pt

08/06/2012

RTP 2 exibe dia 9 de Junho pelas 21h10m o documentário "A descoberta das múmias"




A História do Antigo Egipto ...
A História do Antigo Egipto continua a fascinar as pessoas, em pleno século XXI. Recorrendo à mais moderna tecnologia, as múmias humanas do Museu Nacional de Arqueologia vão finalmente revelar os seus segredos fazendo luz sobre uma das mais fascinantes civilizações que o mundo conheceu.
O documentário foi baseado no projecto “Lisbon Mummy Project” uma iniciativa que teve por objectivo o estudo radiológico das três múmias egípcias humanas, do espólio do MNA, nunca antes avaliadas. O documentário narra o estudo - pioneiro a nível mundial, em termos da tecnologia utilizada - efectuado por RX Digital e TAC das Múmias Humanas do MNA. O estudo incidiu sobre as múmias de dois sarcófagos fechados (séculos III-I a. C e IX-VIII a. C respectivamente) e uma múmia enfaixada Ptolomaica.

Não perca dia 9 de junho pelas 21h 10m na RTP2.

MAIS DE TRÊS MIL E QUINHENTOS PARTICIPANTES NA FESTA DOS MUSEUS NO MNA


No conjunto das actividades da Festa dos Museus no Museu Nacional de Arqueologia, durante os dias 18 a 20 de Maio passado, registou-se a participação 3771 pessoas, às quais se juntam os numerosos frequentadores ocasionais e não registados.
Deste número global, 1142 foram participantes nas actividades do Dia Internacional dos Museus (6ª Feira) e 951 nas da chamada Noite dos Museus (20 de Maio).
A todas as entidades parceiras, o MNA apresenta os seus agradecimentos.


(Grupo de Adufeiras de Idanha-a-Nova)



  (Grupo Etnográfico de Corroios)


(noite de Serenatas – Tunas Académicas de Lisboa)

Projecto educativo do MNA e da Escola Secundária Dr. Azevedo Neves premiado no concurso “A Minha Escola Adota Um Museu”


O Projecto educativo desenvolvido pelo Museu Nacional de Arqueologia em parceria com a Escola Secundária Dr. Azevedo Neves, situada no Alto da Damaia, recebeu o 1º Prémio e duas Menções Honrosas do nível do 3º Ciclo no concurso nacional “A Minha Escola Adota um Museu”, na categoria Artes Visuais.
A toda a comunidade escolar envolvida o MNA apresenta as suas felicitações.

Os premiados foram:

1º Prémio
Ana Valente, Ana Carina, Sara Filipe, Joana Mendes
Bracelete tubular, Colar em ouro
(professora: Ana Valente)

Menções Honrosas
Inês Fontinha, Marta Duarte, Fábio Almeida, Fábio Sanches, Daniel Gonçalves
Serpente solarizada, Olho de Horus
(professores: Graça Pastor, Fernanda Filipe)

Luís Ribeiro, Ana Patrícia, Stephanie Tavares, Leandro, Lago Silveira, Bruno Djaló
Diadema, Aplicação discoidal
(professora: Graça Pastor)